Ensino Superior não é mais um diferencial no Brasil



Foi-se o tempo em que o simples fato de ter uma Graduação em Ensino Superior, era símbolo de status e garantia de emprego no Brasil.

O Governo vive criando propagandas dizendo sobre a oferta de empregos em nosso país, gostaria de saber onde elas estão, pois, o que tenho acompanhado pelas ruas é totalmente o contrário.



Vejo pelas ruas profissionais das mais diversas formações (médicos, engenheiros, fisioterapeutas, advogados, enfermeiros, administradores, entre outros) se degladiando pelas ruas por uma simples vaga de um emprego normal, muitas vezes fora de suas próprias formações.

É inaceitável quando se é aberto um edital de concurso público o valor do salário desses profissionais com Ensino Superior, ser em muitas das vezes em torno de um salário mínimo (R$545,00).



Essa semana estive verificando o preço do Curso de Medicina em uma Universidade particular da minha região, não acredito até agora, o valor da mensalidade é de R$4.000,00 (isso mesmo, QUATRO MIL REAIS), e olhe que estou falando apenas da mensalidade, todos sabemos que o custo não será apenas esse. Esse valor equivale a mais de 7 (sete) salários mínimos. Agora, como alguém consegue pagar uma Faculdade neste preço? E o pior, depois de anos pagando este absurdo, como alguém sobrevive recebendo salário mínimo?

Já passou da hora de nossos governantes agirem, ou no futuro creio que teremos menos pessoas com condições de arcar com o custo desse, e não ser remunerada de acordo após sua formação. Afinal, somos profissionais apaixonados pela profissão, mas não podemos viver apenas de paixão, precisamos de salários dignos também.

Por Henrique Pereira

Leia também:  Programa de Trainee Riachuelo - Vagas em todo o Brasil

Outros Conteúdos Interessantes

4 Comments

  1. É muito complicado mesmo. E em todas as áreas ocorre isso. A minha área de formação é super restrita (Comércio Exterior), sendo muito difícil a inserção do candidato no mercado, e imprescindível Inglês (fluente de preferência) e demais qualificações. Só que muitas vezes vejo várias empresas com pessoas sem Inglês e sequer ter cursado uma faculdade, sendo que os que possui não recebem as mesmas oportunidades (?).
    Já quando busco por vagas (e muitos outros recém formados e estudantes), sempre exigem experiência profissional, mas por outro lado não dão as oportunidades.
    Sinceramente não consigo entender essas coisas.

  2. Parabéns pela sinceridade. Poucas vezes, li um texto tão claro como este. Precisamos de mais facilidades para poder cursar uma graduação no país. Todos nós merecemos oportunidades iguais.

  3. Falou e disse! É uma pena que em nosso país as pessoas que se dedicam de verdade não sejam reconhecidas por seus esforços… E uma vergonha saber que temos profissionais qualificados, mas o que conta mesmo é o famoso QI que é o Quem Indica, pois tem pessoas assumindo cargos que não são nem qualificadas para isso. é um ABSURDO!

  4. Falou tudo neste post! Esse Brasil precisa abrir os olhos para a realidade. Minha prima, pagou um absurdo na faculdade, ficou anos estudando Marketing em faculdade particular, conseguiu um bom emprego ganhando 3000 reais, é super competende, depois de anos na firma foi demitida por BOSTA (o novo chefe nao foi com a cara dela) e agora as vagas para a área dela não passam de um salario de 2000 reais! ABSURDO!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *