Como Fazer o seu Currículo Profissional – Dicas

Categoria: Currículo, Dicas, Mercado de Trabalho


Muitos profissionais compram os classificados de jornal todo fim de semana e procuram sites específicos na Internet na busca por uma única coisa: vagas de emprego na sua área. Mas quando encontra e chegou a hora de enviar currículo, você está fazendo a escolha certa?

O primeiro item a ser observado é a escolha do tipo de letra. Como é uma avaliação profissional, dê preferência a fontes digitais formais como Arial, Times New Roman ou Verdana em tamanho 10 a 12. Lembre-se: é para ser legível e sério, profissional. Recomenda-se enviar foto apenas quando solicitado.

Quanto aos cursos, seja objetivo e pense na vaga pretendida. Um currículo de quatro páginas pode passar despercebidamente na mesa de um recrutador por ter excesso de detalhes que não interessam ou ainda demonstrar desinteresse, pois você fez cursos demais e ainda não conseguiu nada. Aparentemente seria um profissional ‘sem foco’.




Seja claro e selecione apenas os cursos que sejam diretamente ligados ao cargo pretendido. Exemplo: se você almeja uma vaga de gerente de loja, os cursos de telemarketing, edição de imagem e fotografia em nada irão acrescentar ao seu empregador. Enumere os mais importantes e coloque-os, no máximo cinco.

Siga a mesma regra para o histórico profissional. Cargos ocupados por menos de um mês e não relacionados com a sua área não tem muita importância no histórico profissional e podem demonstrar a impressão errada, como o fato de você ter passado por mais de 10 empresas e em nenhuma ter uma estadia longa, colocando dúvidas desnecessárias na hora da contratação. Lembre-se: objetividade ajuda ao recrutador ver seu perfil profissional e mostra seu interesse específico naquela oportunidade.

O último item e talvez o mais importante sejam as referências. Escolha apenas duas, mas estas devem ser suficientes para trazer uma boa impressão de você. Muitas empresas atualmente dispensam referências, pois a lógica informa que ninguém irá colocar no currículo alguém falando mal de você. Caso tenha algum mal entendido em determinada estadia como funcionário, dispense o contato.

Por Lidianne Andrade


 

Quer se cadastrar grátis no Banco de Talentos do Vaga Emprego? Clique aqui e acesse o formulário.




Deixar um Comentário