Muitos candidatos acreditam que a ‘hora da verdade’ na contratação está com a entrevista individual com seu supervisor, onde ele será testado sobre todos os seus conhecimentos na área almejada e falar sobre seu currículo entregue anteriormente. Mas a verdade é que o processo seletivo começa assim que se entra na empresa, e, na maioria das vezes, a primeira etapa é a dinâmica de grupo.
Desprezada por muitos por não ser considerada importante, a dinâmica realizada em grupo, de geralmente 20 pessoas, é considerada a parte fundamental da seleção para muitos profissionais de Recursos Humanos. É através das atividades realizadas pelos candidatos que se podem avaliar aspectos como trabalho em equipe, comunicabilidade (capacidade de comunicar-se com o grupo), liderança, entre outros.
O ideal é ser exatamente quem você é, mas é importante saber que sua postura diante do grupo será analisada e, portanto, alguns tópicos devem ser observados como postura ao colocar suas opiniões.
Interromper o colega candidato ou mesmo ausência de colocações não serão bem vistos.
Quanto aos tímidos, geralmente este não é critério de avaliação. “Se a vaga não exigir, não eliminamos de primeira porque isso não impede que seja bom profissional em sua área”, afirma Daniele Mascarenhas, recrutadora de Recursos Humanos de uma empresa de Recife.
Por Lidianne Andrade
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