Para profissionais da área de imagem de um modo geral, além do currículo existe um artigo imprescindível na hora da empresa: o portfólio. Mas o que seria isso? Portfólio é o conjunto de peças, obras ou objetos realizados por você enquanto profissional que te darão a chance de provar seu potencial na área pretendida.
A ferramenta citada é constantemente analisada em entrevistas com profissionais de publicidade e propaganda (campanhas e peças gráficas produzidas ou dirigidas pelo profissional), jornalismo (textos publicados), design (material diagramado, sites produzidos) e fotografia (eventos fotografados ou retratos). Existem duas formas de ser apresentado: virtualmente ou impresso.
Caso seja em papel, organize tudo com muito cuidado em uma pasta com bom acabamento. Separe por ordem cronológica ou área de atuação. Exemplo: anúncios feitos para seguimento saúde e em seguida publicações para a área de educação. Mostre material em bom estado de conservação. Em caso de fotografia, existem álbuns específicos à venda no mercado para arquivamento de imagem para portfólio com valor bem em conta.
Muitas empresas vêm optando por receber portfólio online, por ser mais prático e poder ser analisado diretamente no currículo antes mesmo da entrevista presencial, podendo assim ser logo descartado o profissional caso não seja de interesse do empregador. Na Internet há sites muito usados na área.
Um bom é o Flickr (www.flickr.com), rede social exclusivamente para arquivos de imagem. Os fotógrafos são os maiores usuários do site, pois podem assim montar galerias de seus projetos e enviar o link para interessados. O site é usado ainda por publicitários e empresas que desejam mostrar suas peças gráficas de campanha. Uma boa vantagem do Flickr é que seu limite mensal de arquivos é 300MB, ideal para o uso contínuo.
O Carbonmade (www.carbonmade.com) também funciona de forma semelhante ao Flickr e tem uma bela apresentação das fotos em tamanho estendida. Como desvantagem, apresenta um limite de postagens de 30 fotos. Assim como no site anterior, possui espaço para descrição dos detalhes do arquivo como elaboração, finalidade e processo criativo, importante para o entrevistador.
Antes de entregar ao futuro empregador o site de seu portfólio, lembre-se de organizá-lo com datas, explicações e toda informação crucial para que ele entenda as imagens. É importante também só mostrar o que realmente for de sua autoria.
Por Lidianne Andrade
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?