O termo bullying é novidade e modismo, mas o seu significado é antigo e muitas pessoas já o tem enfrentado há anos no trabalho. A palavra tem um significado simples: atos de violência cometidos contra uma pessoa ou grupo para intimidar ou agredir um incapaz. Porém, o dia a dia de quem convive com o problema não é nada simples.
O bullying no trabalho é bem mais comum do que se imagina. Geralmente é praticado contra aquele funcionário mais quieto, sem muito relacionamento com o grupo e pode se relacionar a diversos aspectos: uma forma diferente de se vestir, uma alimentação diferenciada do grupo, ausência em festas e reuniões em bar, entre outros.
O preconceito mais comum é contra novatos, uma forma irônica dos veteranos mostrarem de quem é o espaço. Isso acontece porque funcionários mais antigos podem sentir-se ameaçados pelo novo companheiro de trabalho, que pode levar uma promoção tão almejada por muitos.
As mulheres geralmente são o público alvo mais comum pela fragilidade emocional mais aparente, sendo motivo de comentários maldosos contra a sua honra e comportamento, peso, entre outros aspectos com o único objetivo de ferir a pessoa agredida.
Para a vítima, a primeira atitude a ser tomada é que o caso seja levado aos coordenadores de setor ou diretores caso seja insistente. Peça discrição para que o resultado não seja ainda pior. O departamento de Recursos Humanos também pode ajudar e muito com dicas, uma vez que possui psicólogos prontos para ajudar nestas situações.
Ficar calado pode instigar ainda mais o grupo que pode chegar a atos de violência fora do ambiente de trabalho. A empresa também deve tomar uma posição com palestras, dinâmicas de grupo e, em casos mais graves, criar uma ouvidoria interna.
Por Lidianne Andrade
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Ver Comentários
O que fazer quando fazem comparação de animal com vc? tipo coruja =/
precisamos mais de ação das autoridades. mais divulgação, informação para população
não posso procurar o RH da empresa, pois são meus patrões que estão me tirando sarro com os clientes deles.
estou sofrendo bullying no meu trabalho, não é dos meus colegas de trabalho, mas sim de clientes e amigos da diretoria da empresa em que trabalho, a quem recorrer?
quero entrar com uma ação judicial, posso?
estou cada vez mais entrando em estado de estresse e depressão, estou já procurando a bebida como refúgio, me ajudem por favor, urgentemente.
Após ler o artigo, ficou a pergunta: E SE coordenadores de setores, diretores e/ou RH não manifestarem nenhuma providência ou busca por solução, como proceder? Qual outra forma que o colaborador tem para se defender quando a empresa não intercede por ele?
O mais difícil é sofrer bulling no trabalho mesmo eu sendo extrorvertida, doce e trabalhadora, agora que percebi que quem brilha tambem sofre bullig para que tentem apagar sua luz mas hoje vejo a retribuiçao dos que praticaram e estou mais experiente e vacinada!!!!
O segredo é:nunca contrarie o "líder" pois ele podera formar grupo tanto para te prejudicar quanto para ajudar- o silencio é a alma do negócio!!!!