Governo Federal vai oferecer 75 mil bolsas de estudo em 2012




O fomento à pesquisa científica no Brasil ganhará novo fôlego entre 2012 a 2014. É que o Governo Federal pretende disponibilizar milhares de bolsas durante esse período, como parte do programa denominado Ciência sem Fronteira, que se encontra em fase de implantação.

Para 2012, já está prevista a oferta de 75 mil bolsas, todas destinadas a quem faça parte do ensino médio técnico ou ensino superior (da graduação ao pós-doutorado) e que tenham interesse em estudar no exterior. Além disso, serão priorizados estudantes que cursem algumas das áreas consideradas estratégicas, tais como as engenharias e a tecnologia.


Dos 75 mil auxílios financeiros, mais da metade (45 mil) serão oferecidos pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), sendo o restante (30 mil) do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Para se ter uma ideia, o número de bolsas a ser concedido em 2012 está muito acima do que o Governo concedeu em 2010 (5,3 mil). Segundo os cálculos  oficiais, o gasto em quatro anos será em torno de US$ 936 milhões.

Por Alberto Vicente


Relacionados



3 comentários em “Governo Federal vai oferecer 75 mil bolsas de estudo em 2012

  • · Editar

    Sou acadêmico da sétima fase de engenharia ambiental,gostaria muito de uma bolsa de estudo no programa denominado Ciência sem Fronteiras.

    Responder
  • Obrigado por ter gostado da matéria, Paulo.Peço desculpas no atraso na resposta ao seu comentário,mas informo que foi ocasionada por problemas técnicos. Fico feliz em saber que a informação lhe ajudou. É para isso que nos esforçamos sempre.

    Responder
  • Bom saber! Em 1997/98 o governo lançou algo semelhantes (se não, o mesmo programa). Estou no meu primeiro ano na universidade de Engenharia da Computação, pela UNOPAR, e espero conseguir uma bolsa.
    Excelente postagem, Alberto!

    Responder

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *