Entrevistas de emprego – Dicas




O mercado de trabalho convive com duas realidades: ao mesmo tempo em que as oportunidades se multiplicam, a concorrência também se mostra cada vez maior. Por isso, é fundamental tomar certos cuidados com o comportamento, a aparência e a postura durante uma entrevista de emprego.

É importante, inicialmente, entregar informações verídicas sobre as qualificações enviadas por meio do currículo.


Muitos dos entrevistadores podem exigir um teste prático, na hora, e alguma mentira mencionada no currículo pode causar constrangimento desnecessário.

Procure verificar o local em que será realizada a entrevista e, também, os meios de transporte necessários para chegar ao local. Tente sair sempre com antecedência e deixe com fácil acesso os documentos que foram solicitados pelo grupo contratante. Chegue com quinze minutos de antecedência e jamais se atrase ou entre em cima da hora na seleção.

Quanto à aparência, é importante estar atento aos exageros. Para as mulheres, roupas decotadas e saias muito curtas podem causar má impressão e trazer mais comentários do que a real competência da candidata. Ao mesmo tempo, é importante estar bem vestido, pois uma vestimenta amassada e suja pode dar a impressão de desleixo e falta de interesse na vaga.


Sobre utilizar ou não trajes sociais em uma entrevista de emprego, tudo depende da oportunidade pretendida. É claro que para o cargo de um executivo de uma grande empresa, ou em um local de trabalho no qual todos usam certo modelo de uniforme, é importante comparecer com roupa sociais. Porém, em vagas de locais de trabalho mais descontraídos, pode existir uma certa informalidade, no qual camisa e calça jeans podem ser aconselhados.

Por fim, se prepare para o processo seletivo. Pesquise um pouco, se possível, sobre a empresa que está se candidatando. Saiba o que ela faz e busque detalhes a propósito das funções a serem exercidas pelo posto em aberto. 

Por Paulo Talarico



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *