Primeiro emprego – Dicas de como entrar no mercado de trabalho

Categoria: Dicas, Empregos, Jovens, Primeiro emprego

  

Surge uma fase na vida de todo mundo em que pedir dinheiro para os pais passa a ser algo desagradável, vergonhoso. As caras feias aumentam e os “nãos” começam a ficar mais fáceis de serem recebidos, afinal, você já está “bem grandinho” para se divertir às custas de seus progenitores, que tanto já gastaram na sua criação desde que você nasceu.

É o momento em que, provavelmente, todos começam a querer bancar suas necessidades sozinhos, buscar a oportunidade de ter seus próprios pertences. E, geralmente, aí que surge a vontade de se lançar no mercado, fazer qualquer coisa para ter aquele “trocadinho” no final mês e não ter mais que ficar pedindo para o papai um dinheirinho para ir nessa ou naquela balada.

É nessa fase também que o jovem se sente mais perdido. Afinal, começa a haver o conflito entre a necessidade de ser independente inerente a todo ser humano e a grande dúvida sobre o que fazer para começar de fato uma vida profissional.

Sem ainda ter uma formação específica, muitas vezes nem de ensino médio concluído, o jovem não tem nem formação, muito menos experiência para assumir um cargo profissional, o que torna a jornada para conseguir esse primeiro “dinheirinho” ainda mais difícil.

No entanto, sempre há empresas dispostas a contratar jovens sem experiência, tanto como jovens aprendizes quanto até mesmo como profissional com carteira assinada.

Sendo assim, como proceder para conseguir o primeiro emprego?

O primeiro passo é montar um bom currículo. Sim, isso é possível mesmo sem ter experiências profissionais. Nele devem ir as informações relevantes sobre suas habilidades, assim como é importantíssimo destacar em que área deseja atuar e de que forma poderá contribuir para o desenvolvimento da empresa.

Dizer aos amigos, familiares e conhecidos que está à procura de trabalho também ajuda. Várias empresas valorizam profissionais que são indicados por pessoas confiáveis. Além disso, procurar experiência profissional atuando como voluntário só agrega valor ao currículo.




É importante também sempre estar preparado para a entrevista.

Que tipo de empresas costuma dar oportunidades a iniciantes?

É muito comum que empresas de telemarketing contratem profissionais sem experiência. Geralmente, a partir de 16 anos de idade essas empresas já agregam pessoas às suas equipes de trabalho. Nesse setor, hoje está em alta trabalhar em empresas de cobrança, na função de Recuperador de Crédito. Os horários geralmente são menos extensos, ideais para quem ainda estuda.

Também, no fim do ano, o comércio costuma contratar diversos profissionais em caráter temporário, mesmo sem ter experiências anteriores. É uma ótima oportunidade para mostrar seu trabalho e, quem sabe, ser efetivado no cargo. Se você tem vontade de trabalhar com vendas, vá em frente!

No mais, é fundamental não ter pressa. Apenas busque algo para fazer que lhe seja adequado, mas sem querer escolher demais, pois se trata de uma primeira oportunidade de trabalho.

Viva e comece a desfrutar de sua liberdade!

Por Mikhael Costa


 

Quer se cadastrar grátis no Banco de Talentos do Vaga Emprego? Clique aqui e acesse o formulário.




Deixar um Comentário