Dicas : Aparência na Entrevista de Emprego





Após a aprovação do currículo, o segundo passo que o candidato vai dar será o contato visual que terá com o empregador. Antes mesmo do "bom dia" ou "boa tarde" você já disse um pouco sobre si. A tese de que a primeira impressão é a que fica vale para quase todos os setores da vida, inclusive quando se trata do campo profissional.  

Cuidado com as cores na hora de se vestir e seja coerente com o cabelo. Não precisa ser o mais lindo topete ou o penteado de Hollywood, o que importa é que o seu cabelo possa representar um pouco da sua personalidade  e que mostre a maior parte do rosto.


Procure entender que uma produção exagerada pode fazer com que você perca pontos consideráveis e importantes. Claro que para a vaga de um vendedor de uma loja de multimarcas por exemplo, geralmente o candidato costuma ter um perfil mais  fashion ou despojado mas mesmo assim, o estilo não deve ser o principal foco. De nada adianta tanta produção se não representa você de verdade.

É indispensável dizer que para vagas administrativas (em escritório ou afins), o traje deve ser discreto e no mínimo ter uma peça que possa transparecer a sua seriedade e o seu  compromisso. Os exemplos são: camisas de manga longa ou modelo polo para os homens e camisas manga 3/4 (o mais indicado) ou um terninho casual para as mulheres, ambos sem muitas cores. O cuidado com os acessórios como os brincos, as pulseiras e os anéis também são dicas de profissionais mais experientes.

As tatuagens embora já tenham quebrado muitos paradigmas, também não devem ser um detalhe à mostra neste primeiro momento. A arte no corpo não tem a ver com o conhecimento que você tem em relação ao trabalho (ao menos que você vá trabalhar como tatuador ) e certamente, o profissional de RH não tem interesse em ve la ou admira la por mais bonita que seja.


Contudo, os exageros de um modo geral são os principais vilões que podem colocar em dúvida a possível contratação do candidato. Lembrando que para cada cargo a apresentação pode ser diferenciada, mas o sucesso só pode ser garantido se o verdadeiro foco se exaltar no principal objetivo que sem dúvida é mostrar as suas verdadeiras habilidades e competências. 

Por Luciana Ávila

Foto: Divulgação

 



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *