Home Office – Dicas para quem trabalha em casa




A cada ano o número de trabalhadores que exercem a sua função em casa – ou Home Office – aumenta cerca de 40%.

Algumas empresas já adotaram esta medida pensando no custo que se tem em manter certos funcionários em seus pontos de atendimento interno. Outras pessoas optam por esta modalidade devido à indisponibilidade para trabalhar fora ou ainda visando uma melhor qualidade de vida se livrando dos transportes públicos cada vez mais lotados ou outros tipos de estresse causados no dia a dia em relação ao trabalho.


Parece fácil, mas o que muitas pessoas não sabem é que trabalhar em casa significa ter os horários corretos para exercer as atividades, um ambiente ideal e muito foco. Digamos que é necessário ter uma disciplina tão assídua como se estivesse próximo ao chefe ou outro superior.

Três dicas podem ser úteis para quem está pensando justamente nesta mudança de "ares", são elas:    

Ambiente: Conforme já citado, o ambiente ideal é o primeiro passo. O profissional deverá ter a certeza de que naquele determinado canto da residência terá tranquilidade e o mínimo de ruído para pensar calmamente e trabalhar com produtividade. De nada adianta se por algum motivo suas atividades forem interrompidas a todo instante, pois além de tirar o foco, a produção será muito abaixo do esperado;


Estrutura: Se existe o ambiente adequado na residência o próximo passo é buscar a estrutura correta das suas ferramentas. Além do computador, a mesa deve ser adequada para garantir uma postura ideal assim como a cadeira. Muitas vezes esses móveis não são tão baratos, mas vale lembrar que de nada adianta economizar agora e sofrer com a coluna um tempo depois.  Algumas empresas inclusive, podem questionar o candidato a home office sobre essas adequações; 

Pausa Break: Logicamente devemos ter os horários certos mais isso não significa trabalhar sem pausas. O recomendado é que elas sejam feitas de forma consciente e ao mesmo tempo se atentar para que não se trabalhe duas horas seguidas na frente do computador. Assim como nas empresas, um cafezinho ou uma água são saudáveis e  farão muito bem ao corpo que permaneceu durante um tempo na mesma posição.

Por Luciana Ávila

Relacionados



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *