Mercado de trabalho no Brasil está aquecido



Por, cada vez mais, abrirem-se novas vagas para todos os perfis profissionais, o Brasil está passando por uma situação de pleno emprego, isso porque o mercado de trabalho brasileiro está mais aquecido do que nunca. Mesmo com uma taxa de desocupação contratual populacional de 7,4%, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua,  a partir do segundo semestre de 2013, tal percentual ainda ficou abaixo da média que esperava-se na virada do ano.

Antigamente, era visível o grande pêndulo entre bairros-dormitório e centros, o qual apresentava-se nas grandes cidades metropolitanas, mostrando claramente que a maioria dos trabalhadores conseguiam mais empregos na região central e voltavam à suas casas apenas para dormir. Porém, atualmente, com o termômetro mercantil fazendo com que a maioria dos que precisam de um emprego consigam vagas, muitas vezes, perto de suas casas, a taxa de desemprego vem caindo drasticamente.



As metrópoles são as cidades que mais têm feito um papel decisivo para contribuir com uma população empregada, pois, seus setores comerciais e de serviços apresentam uma quantidade nova de vagas a cada dia. Porém, mesmo com tantas oportunidades de emprego sendo ocupadas, a falta de qualificação profissional de inúmeros cidadãos é evidente.

Um erro que muitos governos estão cometendo é, por estarmos em uma situação em que as taxas de desemprego estão baixas, os mesmos têm investido pouco em projetos que incentivem a especialização  profissional dos trabalhadores, fazendo com que os mesmos continuem estagnados em suas funções. Assim, com a falta de qualificação profissional de muitos contratados, apesar de vivermos uma situação a qual aproxima-se do pleno emprego, as diferenças salariais continuam discrepantes e, as desigualdades sociais, visíveis, o que apenas mantêm um grande descontentamento populacional.

Leia também:  Trabalhe Conosco Evino - Como Encontrar Vagas e Enviar o Currículo


Apesar do aumento do salário mínimo, e de cada vez mais brasileiros estarem sendo contratados, tamanho descontentamento é o que faz o mercado de trabalho girar, pois a população está sempre em busca de um emprego melhor.

Por Danilo Lacalle

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *