Programa Aprendiz Legal oferece incentivos ao jovem que deseja se qualificar para o mercado de trabalho


  

Nos últimos anos 5 anos  o mercado de trabalho brasileiro  ficou exigente. Você é novo? Quer começar a trabalhar, mas não consegue? Por que as empresas procuram funcionários com mais experiência? Mas como consegui-la? Esse é o pensamento da maioria das pessoas menores de 25 anos interessadas em começar uma carreira, e que ainda não fizeram um curso técnico ou ensino superior.

Em 2013  cerca de 46% dos desempregados no país eram jovens nessa faixa etária, segundo a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Mas felizmente existem cursos que pensam nessa parcela de futuros empregados e empreendedores.

Uma ótima oportunidade para jovens de 14 a 24 anos é o Aprendiz Legal, Programa do Centro de Integração Empresa e Escola (CIEE) e a Fundação Roberto Marinho, que ajuda novos empreendedores a ganharem experiência da rotina do mercado de trabalho e cria chances onde podem desenvolver suas habilidades e mostrar iniciativa.

No projeto o aprendiz é contratado pela empresa não como funcionário, mas um colaborador da mesma. Ele vai participar de cursos das áreas desejadas, que pode ser auxiliar de produção ou rotinas bancárias, entre outros, ao mesmo tempo em que aprende a teoria do serviço, vai executando-o na prática no local de trabalho.




Além de criar um senso de responsabilidade, ao mesmo tempo surge a chance de independência do jovem, que terá renda própria. Além de conhecer tudo sobre o mercado de trabalho desejado, quando se sentir pronto pode iniciar seu próprio negócio, o curso oferece toda assistência para isso.

Também existe a possibilidade de trocar de curso ou aprender mais de um ofício, assim, quando estiver indo bem em suas primeiras entrevistas de emprego, terá a bagagem da experiência tanto na teoria quanto na prática para  destacar no currículo.

Mesmo não se tornando um empreendedor, o jovem se sentirá pronto para correr atrás do que deseja.

Por Rafael da Silva


 

Quer se cadastrar grátis no Banco de Talentos do Vaga Emprego? Clique aqui e acesse o formulário.




4 comentários em “Programa Aprendiz Legal oferece incentivos ao jovem que deseja se qualificar para o mercado de trabalho

  1. Nailson Ferreira Araujo

    Trabalhar junto a empresa ,para adquirir conhecimentos ,e somar com a mesma,disciplinando emcrescer junto as possibilidades que surgirem para se tornar um profissional melhor.

    Responder

Deixar um Comentário