Como se comportar em seu novo emprego





Primeiros dias de trabalho: Novas expectativas, novos desafios. Como lidar com a ansiedade e se adaptar ao novo ambiente.

Esse é um processo que requer reflexão porque enquanto indivíduos, temos personalidade própria e nossa personalidade reflete nossos valores. Deveras com as organizações formadas por indivíduos acontece o mesmo.Portanto para uma rápida adaptação faz-se necessário conhecer a cultura da organização que distingue o que é aceitável ou intolerável por parte de seus membros.

" A cultura envolve a comunicação, de normas, valores, linguagem, cerimônias que transmitem valores, crenças, ideologias, cujo principal objetivo é reforçar padrões de comportamento desejáveis e esperados pela organização" (ULBRA – 2008).




Certamente, esse primeiro contato com a organização será mais para observação e a interação com outras pessoas se dará lentamente ao passo que a cada dia proporcionará novos aprendizados. Mas, vale ressaltar a importância dessa interação, que deve ser prescindida com respeito ás normas estabelecidas pela empresa e as pessoas que detém melhor conhecimento a cerca de funções, missão, vissão, objetivos e responsabilidades.

Para que assim, haja reciprocidade entre você e organização (Pessoas da organização), que direta ou indiretamente, convivem e interferem uma nas atividades das outras.


Nesse sentido vale salientar as dicas dos especialista: Irene Azevedo (Diretora de Negócios da Consultoria LHH/DBM), Roberto Recinella(Coach), Fernando Montero da Costa( Diretor de Operações da Consultoria RH Humam Brasil), que sugerem a quem quer iniciar bem no novo:

1- Escute, Observe e aprenda;

2- Fuja de fofocas e panelinhas;

3- Não puxe o saco;

4- Atenção á linguagem verbal e do corpo;

5- Não faça comparações;

6- Seja humilde;

7- Atenção ao horário;

8- Cuidado com a roupa;

9- Cautela na aproximação de colegas;

10- Feedback

fonte: http://g1.globo.com

É importante lembrar que na empresa você é um membro que veio para somar, mostrar resultados. Alguém com quem poderão contar na hora de resolver conflitos, propor melhorias, estabelecer estratégias. Portanto, a proatividade também é considerável para que você conquiste o seu espaço dentro da organização, estabeleça parcerias, adquira respeito e admiração de seus colegas.  



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *