Dicas de Como Melhorar a Motivação no Ambiente de Trabalho



Algumas pesquisas comprovam que não é raro concluirmos que até mesmo entre as pessoas bem sucedidas ocorrem períodos de apatia ou acomodação. Essas situações requerem mudanças e dinamismo. Apatia é a falta de motivação e entusiasmo. Sendo assim, se na sua equipe de trabalho não é possível perceber aquele brilho no olhar ou a vontade de fazer a diferença, certamente é porque a apatia ou a acomodação está dominando o ambiente.

Normalmente esse tipo de sentimento ocorre quando não há o compartilhamento de objetivos e metas e também quando falta algum tipo de reconhecimento. Muitas vezes o indivíduo não sabe qual o resultado será considerado o ideal, acreditando que qualquer tipo de resultado não fará qualquer diferença.



Por outro lado, a acomodação pode acontecer até mesmo entre os indivíduos que já foram destaque na equipe, porém, com a ausência de estímulo e reconhecimento, começam a pensar que não compensa fazer a diferença ou que a quantidade de trabalho realizado no ambiente de trabalho já foi o suficiente. Assim, é muito importante que o processo de liderança seja renovado todos os dias de forma que a equipe fique distante da zona de conforto, priorizando novas metas e objetivos.

Alguns especialistas afirmam ainda que para conseguir manter a motivação é necessário que haja vários estímulos, além de valorização pessoal e profissional, isso só é possível através de treinamento e desenvolvimento.



Outras dicas fornecidas são: estabelecer metas claras e que sejam atingíveis; divulgar a todos as metas desejadas para que não haja uma restrição da quantidade de pessoas que irão participar das metas; propiciar condições físicas, tecnológicas, materiais e psicológicas para a conquista do objetivo desejado; envolver-se com as metas traçadas; propiciar um clima interno de incentivo de modo que haja vários lembretes e tenham premiações para os primeiros colocados. E por fim, fazer uma comemoração após a meta traçada ter sido alcançada. Essa é uma forma de fazer com que os trabalhadores sejam notados.

Leia também:  Metas na vida - Dicas para não desistir dos seus sonhos

Por Luciana Viturino

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *