Dicas de como se comportar em entrevistas de emprego




Como se comportar em uma entrevista de emprego? O que falar? Como se vestir adequadamente? Essas e outras dúvidas além de confundir geram bastante ansiedade ao candidato. Aproveite as dicas e esclareça suas dúvidas.

Antes de mais nada, relaxe e deixe a ânsia de lado, reserve algumas horas antes da entrevista para preparar-se fisicamente, comece escolhendo roupas que sejam adequadas ao cargo, pois como diz o ditado "a primeira impressão é a que fica". Alguns detalhes são de extrema importância, como por exemplo, os homens devem estar de barba aparada, unhas curtas e limpas, cabelos curtos e penteados. Já as mulheres devem optar por acessórios discretos, maquiagens neutras, cabelos bem penteados, se forem tingidos não esquecer de retocar a raiz. Ambos jamais devem usar óculos escuros, não exagerar na quantidade de perfume e, é importante verificar o hálito para não causar uma má impressão.


Outro detalhe importante é não chegar atrasado, chegando pelo menos 10 minutos antes. Ao cumprimentar o entrevistador, olhe-o nos olhos, observe-o bem, seja simpático e gentil. Quando fizer-lhe perguntas tente ser o mais objetivo possível e fale com clareza, se não entender alguma das perguntas, pode pedir para repetir. Prepare-se para responder sobre sua pretensão salarial, horário de trabalho, seus objetivos, seus pontos fortes e fracos, etc. Lembre-se que seu comportamento e gestos serão analisados, mostre-se tranquilo, o melhor é interagir, procurando sempre tomar alguma iniciativa em certos momentos. Evite dar-lhe respostas curtas tipo "sim", "não", "talvez", cuidado com erros graves de português, reflita antes de responder, esses são alguns dos segredos para obter resultados.

Esteja preparado também para entrevistas em grupo, geralmente algumas dessas entrevistas são aplicadas dinâmicas, onde criatividade, agilidade e como se relaciona com outras pessoas, são fatores observados, por isso muita atenção!

Em quase todas as entrevistas pedem para o candidato falar sobre si, inicie falando do seu perfil profissional, valorize seu desempenho, mostre ser uma pessoa visionária, isso chamará a atenção do entrevistador. Apenas fale da sua vida pessoal se for feito algum tipo de pergunta a respeito.


Quanto a experiências anteriores demonstre suas competências, melhores qualidades, cite suas habilidades além do que esteja no seu curriculum, desde que tenha foco nos requisitos do cargo em questão.

O candidato que estiver mais bem preparado na certa obterá maiores chances de conquistar essa vaga, por isso fique alerta e não hesite em treinar e prepara-se para possíveis respostas. Não esqueça que a melhor maneira além de todas já citadas é confiar em si.

Por Dianne Siniscalchi



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *