Sisutec oferecerá quase 300 mil vagas em cursos técnicos em 2014



O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) vai oferecer este ano 291.338 vagas gratuitas para os estudantes que desejarem fazer cursos técnicos. Na segunda edição, houve um aumento de 21% em relação ao ano passado. O público é aquele que concluiu o ensino médio e quer uma profissionalização. Todavia, haverá prioridade para os estudantes que concluíram o ensino médio em escolas públicas e nas instituições federais.

Os estudantes que realizaram o Enem poderão fazer duas opções de curso e a primeira chamada está prevista para ser divulgada no dia 25 de março. As aulas terão início entre 14 de abril e 12 de maio. Entretanto, quem não fez o Enem poderá concorrer as vagas remanescentes. Somente este ano, 937 instituições já aderiram ao programa, enquanto que no ano passado foram pouco mais de 535. As inscrições são feitas pelo site do Sisutec, na qual informará várias opções de curso disponíveis.



Do total de vagas, pouco mais de 55% foram ofertadas no Sudeste, 14% no Nordeste, 13% no Sul, 11% no Centro-Oeste e 4% no Norte. Cabe lembrar que a demanda maior é na região Sudeste, haja vista ser o local onde há mais vagas em aberto. Os cursos que oferecem o maior número de vagas são o de Técnico em Logística (12,49%) e o de Técnico em Segurança do Trabalho (7,32%). No ano passado não houve vagas para o Maranhão, diferentemente deste ano, na qual todos os estados irão participar.

A vantagem dos cursos técnicos é que eles geralmente levam o aluno a conhecer a prática do curso, o que não acontece na graduação, uma vez que eles aprofundam bastante na teoria. Entretanto, aqueles que decidem por um curso técnico têm grandes chances de sair do curso empregado, porém, caso o estudante desejar o aprimoramento no curso escolhido, é de grande valia aprofundar o conhecimento e investir em um curso de graduação.

Leia também:  Grupo Master Brasil abre vagas de emprego em Belo Horizonte (MG) e Rio de Janeiro


Por Luciana Viturino

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *