Pronatec – Informações sobre o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego



O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), foi criado em 2011 pelo Governo Federal para ampliar as ofertas de cursos de educação profissional e tecnológica. O programa te como base expandir e democratizar a oferta de cursos profissionais. Para a concretização desse programa, é realizado um investimento na infraestrutura das escolas que oferecerem os cursos. As instituições passam por reformas e obras de ampliação. 

São diversos cursos que estão dentro do programa e estes podem ser feitos por pessoas que concluíram o ensino médio e por pessoas que ainda estão cursando o ensino médio. O curso também está presente como forma de uma formação inicial ou continuada para trabalhadores, estudantes do ensino médio e beneficiários de programas federais de transferência de renda (o curso tem duração mínima de dois meses).



Para se inscrever no projeto deve-se procurar as vagas nas escolas públicas estaduais, nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e nos Serviços Nacionais de Aprendizagem, como por exemplo, o Senac e o Senai. Cada uma dessas instituições terá seus próprios critérios para a seleção dos participantes do Pronatec. Para saber se você foi selecionado, é só entrar em contato com a instituição em que se inscreveu. 

Para saber os cursos e as instituições que tem o programa, basta acessar aqui.



O programa ainda não é muito divulgado, mas já é uma boa iniciativa para estimular aqueles que querem ter "especializações" em uma determinada área e não tem muito tempo disponível ou dinheiro para pagar os cursos particulares (que são um tanto quanto caros). 

Para mais informações é só acessar ao site http://pronatec.mec.gov.br/.

Por Mariana Caetano. 

Leia também:  Cursos Profissionalizantes Gratuitos - SENAC Pernambuco

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *