Brasileiros procuram ambiente de trabalho harmônico e motivador



Atrair talentos e retê-los em algumas empresas exige que elas ajustem suas políticas de atração e retenção de profissionais às suas diferenças culturais e o do mercado de trabalho local. No Brasil, por exemplo, as pessoas costumam valorizar trabalhos em que seus colegas estejam inspirados, motivados e sociáveis.

Atualmente os brasileiros estão buscando um ambiente de trabalho mais harmônico, sem estresse, que seja confortável e carregado de energia positiva. Além disso, eles dão preferência a empresas que dispõem de recursos como planos de carreira acessíveis para todos, e com um potencial de ganhos melhores no futuro. São duas vertentes mais buscadas no Brasil.



Na Índia, por exemplo, a capacidade de desenvolver tecnicamente uma equipe de trabalho é um dos fatores mais importantes para manter os profissionais nas empresas. Já no Brasil, esse modelo pode ter um peso menor do que em um ambiente de trabalho informal ou mais aberto, em que os profissionais possam se sentir parte de uma equipe.

Na verdade, quando se trata de ambientes apenas, os brasileiros valorizam aspectos com características mais pessoais em relação ao trabalho. Neste caso, não importa tanto a questão do salário em si, mas sentir-se bem inserido em um ambiente de trabalho que tenha uma boa proposta, com responsabilidade social e diversidade cultural.



Já o pagamento da mão de obra em no mercado de trabalho representaria um impacto muito grande na rentabilidade de empresas grandes, principalmente em países da Rússia, China, África do Sul, Brasil e Índia. No Brasil e na África, por exemplo, a inflação da mão de obra tem um peso mais significativo em cima dos custos das empresas.

O custo de uma mão de obra no Brasil teve uma grande decadência devido a vários fatores correspondentes, o principal deles foi a falta de talentos, em diversas áreas, mas as mais atingidas foram as de mineração e petróleo, por exemplo, mesmo com uma mudança drástica na economia nos últimos anos nas áreas destas empresas.

Leia também:  Taxa de desemprego aumentou no 2º trimestre de 2015

Por Daniela Almeida da Silva

Outros Conteúdos Interessantes

1 Comment

  1. Agora busco prazer..O homem q ñ tem trab..O vagbunds ñmostra sua felicidade..Este livro renova a ideia d liderança e derrub

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *