Redes Sociais no Trabalho – Dicas e Cuidados


  

As redes sociais hoje em dia são acessadas por quase todos os internautas brasileiros. Mais do que nunca, sabemos que é evidente ter que convivermos conectados e de como é espantosa a velocidade com que a informação circula em nosso meio através de toda essa tecnologia.

A respeito disso, podemos observar que as pessoas em geral ainda não estão maduras no âmbito profissional para lidar com esse meio e se esquecem de que muitas vezes não estão lidando somente com seus amigos em uma postagem ou em uma brincadeira de cunho pessoal.

Quem sempre utiliza redes sociais constantemente deve ficar muito atento, pois sabemos que profissionais de RH e recrutadores de empresas normalmente sempre observam seus candidatos ou até mesmo seus próprios funcionários nas redes sociais. As vezes, dependendo do tipo de exposição, pode vir a ocorrer uma rejeição de candidatos em uma seleção ou até uma demissão de funcionários em uma empresa.

As redes sociais se tornaram uma poderosa ferramenta de comunicação e ao mesmo tempo nos tornamos escravos deste meio, por isso, tome muito cuidado com que você vai postar nelas.

Seja cauteloso na hora de expor suas emoções, pensamentos, comentários, fotos com postagens inapropriadas e até mesmo erros ortográficos.




Algo que vale a pena ressaltar é a freqüência com que essas postagens são realizadas. Dependendo do que for analisado pelo seu chefe ou seu responsável, pode denunciar que o funcionário esteja trocando seu horário de trabalho por  lazer em redes sociais e isto pode ser altamente prejudicial e causar uma demissão por justa causa.

Outra dica muito importante, é o funcionário não misturar amigos pessoais com amigos de trabalho na mesma rede social. Procure fazer dois perfis diferentes nas redes sociais para não correr o risco de se comprometer. Procure evitar o máximo usar redes sociais em computadores do seu trabalho.

Enfim, se isto persistir e se tornar um vício permanente, programe seus horários longe de seu expediente.

Por Daniela Almeida da Silva


 

Quer se cadastrar grátis no Banco de Talentos do Vaga Emprego? Clique aqui e acesse o formulário.




Deixar um Comentário