Dicas para preservar a saúde no ambiente de trabalho




As pessoas nunca fazem ideia de como usam o corpo no dia a dia profissional. Atender ao telefone, digitar no computador ou ficar sentado na cadeira, por exemplo, exige muito esforço dos seus músculos. Por isso, para não deixar o organismo sobrecarregado, pratique a ginástica laboral.

A ginástica laboral é uma prática que ajuda a posicionar melhor o seu corpo durante o trabalho, pois ela envolve uma série de exercícios que são realizados durante a jornada de trabalho, e tem o objetivo de ajustar a postura e interromper movimentos repetitivos, prevenindo lesões.


Quem costuma ficar sentado o dia inteiro com a postura incorreta, pode acentuar as curvaturas da coluna cervical, e isso pode ocasionar sérias lesões. Por isso, mantenha a postura correta no dia a dia, pois é o primeiro passo para manter a saúde da postura. Além disso, uma postura adequada favorece a dinâmica do bom funcionamento dos seguintes órgãos: coração,  pulmão e alguns músculos, como o diafragma. 

O ideal mesmo é ajustar o assento da cadeira de acordo com a altura da mesa que você trabalha, pois isso fará com que os cotovelos apoiados formem um ângulo de 90º no braço. Esse mesmo ângulo deverá ser alcançado em seus joelhos, para que os pés possam se manter apoiados no chão. As costas devem estar encostadas no encosto da cadeira, que precisa ter uma leve inclinação.

Para não forçar muito o pescoço ou os olhos, será preciso se posicionar mirando o centro da tela do seu computador, ou ser capaz de ler tudo nela sem fazer esforços para movimentar a cabeça para cima ou para baixo. 


Para relaxar o corpo e sua musculatura durante a rotina de trabalho no escritório, é preciso fazer alguns exercícios de alongamento que envolvem técnicas com as mãos,  braços,  ombros e principalmente a coluna cervical. Esses exercícios devem ser realizados entre 15 e 20 minutos, durante três vezes por semana, no mínimo.

Por Daniela Almeida da Silva



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