Dicas para avaliar seus pontos fortes e fracos



Já estamos quase no meio do ano. Já pensou nisso? Para muitas pessoas, esse é um período que exige um pouco de reflexão, e também de avaliar quais foram as diferenças que você, como profissional ou estudante pôde proporcionar até aqui.

É importante saber apontar quais habilidades foram decisivas para você ter obtido sucesso ou fracasso nessas ocasiões. Vale a pena pensar da seguinte forma: “Eu mantive minha calma? Eu consegui manter o foco? Consegui conciliar minhas opiniões com as opiniões das outras pessoas?”, por exemplo. Se você se colocar na posição de avaliador para avaliar seus pontos fortes e fracos, com certeza você irá conseguir reconhecer todas as suas potencialidades individuais.



Para não continuar cometendo os mesmos erros até aqui, caso eles existam, repense algumas situações e faça um balanço, pois será fundamental. Conclua: o resultado foi positivo ou negativo?  A partir daí, vale a pena se questionar  quais características foram boas para o seu sucesso ou fracasso, ou ainda sobre o que você poderia ter feito para ter sido diferente. Só é possível crescer e desenvolver-se se você investir no que você tem de melhor. O maior erro dos jovens é tentar melhorar os pontos que eles consideram mais fracos. Por isso, o autoconhecimento é tão importante, pois ele te dá sabedoria para reconhecer defeitos e qualidades, e isso é um diferencial para poder obter destaque no mercado de trabalho.

Com o passar do ano, você sentirá a necessidade de estabelecer novas metas. Para isso, é importante estabelecer um plano de ação com metas específicas. Além disso, é preciso saber quais são as características mais importantes que te ajudarão a alcançar seus objetivos e quais são os obstáculos que aparecerão durante o caminho.

Leia também:  Empregos NBSETE - Vagas de trabalho em Campinas (SP)


Isso, se, claro, você souber antecipar suas possíveis dificuldades,  desta forma, será muito mais fácil resolver e lidar com todos os seus problemas que aparecem ao longo do ano. Se ter mais visibilidade na empresa for o seu objetivo, por exemplo, será preciso que você aumente sua rede de networking, bem como almoçar com pessoas importantes de outras áreas, ser mais participativo nas reuniões, etc.

Por Daniela Almeida da Silva

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *