Utilização de valores morais para a construção da carreira profissional



Na vida pessoal e na profissional somos sempre aquilo que construímos ao longo do tempo, e nossa trajetória expõe todos os valores que adotamos para as nossas ações. Sempre estamos dispostos a pagarmos um preço para chegar a algum lugar.  Imagine você daqui a uns 30 anos. Como estará? Como desejará que as pessoas te reconheçam? As escolhas de hoje constroem o que queremos e quem seremos no futuro, e assim refletem também os valores para com os outros. Para as pessoas que buscam seu lugar ao sol no universo profissional, talvez esta reflexão pareça um pouco filosófica. No entanto, na medida em que passa o tempo, entendemos que os valores pessoais são o alicerce da nossa vida e da nossa carreira.

As empresas que buscam a excelência compreendem que, para construir objetividade em suas decisões, não precisam ter profissionais em cargos elevados só porque eles apresentam bons resultados, mas porque todas as suas ações condizem com os mesmos valores e habilidades que utilizam como caminho para conquistar suas vitórias pessoais.



Quando estamos adotando valores pessoais, estamos estabelecendo também  hierarquias de sacrifícios. Se escolhermos construir uma carreira utilizando a honestidade e o respeito pelo próximo, então devemos rejeitar diversas situações que nos levam a agir de forma reversa. Por exemplo, prejudicar algum colega de trabalho, fazer  disputas antiéticas ou envolver-se em pagamentos de propinas, pois são comportamentos que não podem ser assumidos e nem mesmo valorizados.

Utilizar nossos valores como objetivo de vida nos torna mais confiantes sobre quem realmente somos e o que procuramos, e isso tem impacto muito grande e direto em nossa reputação.  A busca por ganhos financeiros, por exemplo,  nem sempre é o que move as pessoas a tomar decisões importantes na vida ou a acrescentar na carreira. Com o tempo, compreendemos que,  às vezes, quando estamos buscando por ganhos imediatos, ou de curto prazo, devemos abrir mão das perspectivas de ganhos a longo prazo.

Leia também:  Superar a demissão é essencial para a recolocação no mercado


Saber esperar e entender  quando e como devemos agir é fruto de um caminho de bons valores cultivados, e  que sempre nos levam a um lugar privilegiado.

Por Daniela Almeida da Silva

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *