Método Pomodoro – Dicas de como gerenciar seu tempo





Às vezes é difícil e até parece ser impossível manter o foco naquilo que você mais precisa. Você sabe quando chegou ao fundo do poço, por exemplo, quando abriu mão de um trabalho importante para ficar em redes sociais ou quando deixou de fazer algo importante com a sua família por causa da rotina do seu trabalho. Sentir-se arrependido não fará você voltar atrás e resgatar o tempo perdido. Primeiramente, mantenha a calma, pois tudo ficará bem.

Antes de tomar qualquer atitude, conheça o Método Pomodoro, um método revolucionário que vai te ajudar a gerenciar o seu tempo, e ainda de uma maneira mais divertida, assim, você dará um gás nos dias que nada parece sair do lugar. Você só precisará de um timer de cozinha (igual ao de cozinheiro se quiser manter o nome do método fiel), pode ser um aplicativo para celular (sim, já existe um) ou qualquer site que tenha um timer.




Como um bom ganhador de tempo, vamos usar como exemplo um aplicativo para smartphone. Primeiro, faça uma lista de tudo que você queira tirar da frente no dia. Por exemplo:

– Responder seus e-mails atrasados;


– Enviar um orçamento para algum cliente seu;

– Fazer uma apresentação para uma reunião de trabalho amanhã;

– Fazer um relatório do mês de abril.

O método consiste em dividir seu tempo em blocos de 25 minutos cada, chamados de pomodoros. A cada pomodoro, ou tempo, você deve fazer uma pausa de 5 minutos (só 5 minutos, ok?), depois, a cada 4 pomodoros, você fará uma pausa mais longa (de 15 ou 20 minutos, apenas). A intenção é de que você foque em apenas uma tarefa de cada vez (por exemplo, responder aos e-mails atrasados) contando seu tempo em blocos, sem nenhuma distração, ou seja, será proibido fazer qualquer outra coisa entre um pomodoro e outro, que não seja a tarefa focada. Durante os intervalos, pode fazer qualquer coisa: ir ao banheiro, tomar um café ou simplesmente dar uma olhadinha na internet. Se você é um ser de muita persistência e conseguiu terminar todas as suas tarefas em menos de um pomodoro, poderá aproveitar esse tempo para colocar outras tarefas importantes em dia, dessa vez mais simples e mais leve.

Por Daniela Almeida da Silva



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *