Dicas de como se comportar após uma entrevista de emprego





Chegou a hora da espera. Você finalmente compareceu àquela entrevista de trabalho que tanto queria, e agora? Nestes próximos dias você precisará esperar, o que não é nada fácil. Essa é uma fase de muita ansiedade e insegurança para muitas pessoas, pois é inevitável ficar-se questionando acerca das respostas dadas.

No primeiro momento você deverá respirar fundo e não ficar preocupado, isso porque, como a expressão já diz, está participando de um processo seletivo, quer dizer que há varias ou pelo menos algumas etapas para serem cumpridas antes da esperada decisão final dos empregadores. Por isso, o que você não pode em hipótese nenhuma fazer é ligar para a empresa recrutadora ou para o setor de Recursos Humanos da empresa logo após fazer a entrevista.




Há algumas atitudes que podem deixar você mais tranquilo nesse período, durante a entrevista pergunte sobre as fases da seleção, quando estas ocorrerão e quando ocorrerá a escolha do candidato, não se esqueça de perguntar sobre o modo de informar aos candidatos sobre o êxito ou não no processo. Outra sugestão é que caso forem solicitadas referências pessoais, escolha bem as pessoas e principalmente entre em contato com elas avisando de que colocou-as como referência, não tente manipular as opiniões nem muito menos instruir uma referência, isso é facilmente detectado pelos recrutadores. Quando estiver tranquilo na sua casa, pense em todo o que foi dito na entrevista, tente posicionar-se e verifique se deu todas as respostas e se elas continham tudo o que você queria informar. Se verificar que não foi tão bem quanto queria, não fique angustiado, tenha em mente que essa foi uma boa experiência e que para a próxima instância ou entrevista ficará mais atento e saberá responder melhor.

Normalmente após uns dias em silêncio, o nervosismo toma conta, nessa hora verifique na sua agenda a data estipulada para ser passado o resultado e só depois de passar esse prazo, entre em contato com a empresa, ainda assim, espere um ou dois dias após finalizado esse período. Durante esse contato, seja cordial, se ainda não houver uma decisão formulada, pergunte se pode entrar em contato novamente, caso a resposta for positiva combine uma data e ligue, se for negativa, mantenha-se calmo e espere. Se depois de um mês de espera, não ocorrer um contato, envie um e-mail pedindo informações sobre o processo seletivo.


Por Melina Menezes



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *