Desejo de mudar de emprego – Análise dos reais problemas





Encontrar pessoas que queiram mudar de emprego, com certeza, não é algo difícil e neste exato momento até você pode estar passando por uma situação do tipo. Aquela vontade quase que incontrolável de mudar de trabalho afeta mais da metade das pessoas que estão empregadas atualmente, como pode perceber muitas pessoas passam por esse problema ao longo da vida laboral.

Quando se decide mudar de empresa, não necessariamente o problema pode estar no local de trabalho, muitas vezes as dificuldades estão na personalidade do profissional e em muitas ocasiões mesmo que o individuo altere o seu local de trabalho ele continuará com problemas visto que somente o endereço do emprego será alterado e a parte interna (onde reside o real incômodo) ainda não foi alterado.




A primeira coisa a se fazer quando as pessoas decidem mudar de emprego é o fato de se essa mudança está atrelada à insatisfação com aspectos da empresa ou se você está sentindo necessidade de mudar de área. Nesse sentido, quando a insatisfação com o local de trabalho torna-se insuportável ao ponto de desejar mudar de emprego, deve-se verificar o clima organizacional, geralmente quando o chefe tem uma boa relação, é um líder nato motivando e incentivando os colaboradores, as chances que as pessoas sofram com situações ligadas à organização diminuem consideravelmente, caso o gestor não tenha essa competência, o empregado pode colocar-se no posto de vítima da situação indicando que os outros são responsáveis pelo clima tenso no trabalho, ou começar as mudanças por si mesmo.

No caso de que o próprio gestor sofra com a sua falta de competência para lidar com os subordinados, ele também poderá assumir uma dessas posturas e assim decidir se ficará se comportando como vítima ou buscar as habilidades necessárias para um mentor ou coach de excelência.


Obviamente, o comportamento do gestor não é o único aspecto que determina a mudança de emprego, outros como o aumento de salário, questões ligadas à falta de reconhecimento também influenciam, estar sobrecarregado de tarefas, entre outras.

A questão chave está em que o profissional deve estar atento e verificar que a mudança do local de trabalho deve estar alinhada com a mudança de atitudes, respeito à visão de mundo e posturas adotadas. A insatisfação somente será solucionada quando a mudança externa for acompanhada de uma mudança interna.

Por Melina Menezes



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *