Nos últimos anos um dos setores que mais crescem é o de Tecnologia da Informação. As diversas áreas que ele abrange oferecem oportunidades para os mais variados perfis profissionais. Entretanto, o crescimento de uma área não quer dizer também que a mesma não possa encontrar dificuldades. No caso do setor de TI há certa dificuldade em se encontrar profissionais preparados para a ocupação de determinados cargos.
De acordo com as informações levantadas pelo site CareerBuilder, por meio de uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, são diversas as razões e fatores que representam problemas no momento de efetuar o recrutamento para o setor.
A pesquisa feita pelo site envolveu 240 empresas. Do total 53% tem vagas em aberto, mas não encontram profissionais qualificados para o provimento das mesmas.
Alguns fatores impulsionam esse tipo de cenário tanto que os gestores dessas áreas apontam certos aspectos que contribuem para o déficit de competência desses profissionais. Se você atua na área de TI ou pretende ingressar na mesma é bom ficar de olho nos seguintes pontos:
– Tecnologias em constante mudança;
– Expectativas diferentes em relação a salário;
– Exigências acima do nível de entrada no mercado
– Terceirização de empregos;
– Problemas de treinamento no trabalho
De acordo com o diretor de tecnologia da CareerBuilder, Eric Presley, a questão afeta tanto empregadores quanto empregados. Por um lado, as empresas devem ter um bom planejamento para que seja possível garantir um nível maior de capacidade dos profissionais o que conseqüentemente poderá contribuir para atrair ainda mais profissionais (melhores profissionais).
Já os profissionais em si devem estar cientes de que precisam sempre estar se atualizando, desenvolvendo suas competências e buscando sempre novos conhecimentos para que continuem sendo necessários para o mercado de trabalho para o mercado de trabalho.
O perfil buscado para profissionais no setor de TI é de um profissional analítico. Mas que também tenha a capacidade de analisar o todo. Criatividade, habilidade de gerenciar crises e conflitos além de saber se comunicar bem são outros pontos importantes.
No Brasil o estado com o maior número de profissionais nessa área (disponíveis para o mercado de trabalho de acordo com alguns bancos de dados de curriculos ) é o Rio de Janeiro. Na seqüência temos Minas Gerais e Santa Catarina.
Por Denisson Soares
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?