Empresa – Definição e características

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Dificilmente as pessoas se perguntam o que é uma empresa, como surgiu e qual seria sua definição, mas é importante saber do assunto para melhor se destacar nos processos de seleção nas empresas.

Idalberto Chiavenato, grande pensador da Administração, fala em seu livro "Introdução à Organização Técnica e Comercial”, que empresa é "uma organização social que usa uma variedade de recursos para atingir objetivos específicos (…)”, "é uma organização social por ser uma associação de pessoas para fins de uma empresa e, finalmente, tem um determinado objetivo, que pode ser a decisão ou a atenção de uma necessidade social", Chiavenato (2003).

Uma empresa não funciona por si só, sua administração deve seguir princípios administrativos, são eles: Planejamento, Organização, Direção e Controle (isso segundo a Teoria Sistêmica aplicado na Administração), e entre outros.

Toda atividade deve ser planejada, organizada, dirigida e controlada; caso contrário, o empresário pode não alcançar o objetivo almejado. O gerenciamento da empresa segue uma sequência de etapas que se inicia desde a ideia do negócio a ser trabalhado, pois as ideias devem ser conduzidas ordenadamente para certificar-se a sua viabilidade ou não; e deve seguir fortemente no gerenciamento da produção de bens e ou serviços.  




Para melhor gestão, a empresa necessita de um Contador. Esse profissional pode ter responsabilidade contábil e da gestão como controle. Deve ter conhecimento sistêmico do ramo da atividade, em relação à legislação que regulamenta a empresa; regime de tributação que a empresa se enquadra; estado do setor econômico que a empresa está inserida; notar em relação às normas contábeis que rege a atividade e aos Princípios Contábeis, sem deixar de praticar a ética profissional nas operações empresariais.   

A empresa não é importante somente para seus proprietários, ela possui um valor social, assim como é apresentado no Artigo 7º do Código Comercial: “A empresa cumpre sua função social ao gerar empregos, tributos e riqueza, ao contribuir para o desenvolvimento econômico, social e cultural da comunidade em que atua de sua região ou do país, ao adotar práticas empresariais sustentáveis visando à proteção do meio ambiente e ao respeitar os direitos dos consumidores, desde que com estrita obediência às leis a que se encontra sujeita”, (texto extraído do site Ministério da Justiça – participacao.mj.gov.br/codcom – acesso em 26 maio 2013).

Por Vanessa Ribeiro


 

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