Mudanças na empresa – Dicas de como se adpatar

Categoria: Dicas, Empresas, Funcionários

  

As empresas muitas vezes passam por momentos de mudanças que atingem todos os seus funcionários. São elas troca de chefia, equipe, funções e setor, que podem fazer com que os empregados tenham que se adaptar ao novo momento da organização e saírem da acomodação. Os profissionais que possuem maior facilidade com mudanças saem em vantagem desses momentos.

Segundo a coach Daniela do Lago, os profissionais são acostumados a ficarem sempre em uma mesma situação, quando acontece alguma mudança, essas pessoas sofrem muito. A maioria tem medo do novo porque a novidade gera insegurança, começar tudo de novo gera desconforto a muita gente.

Outros conseguem se adaptar melhor e até mesmo gostam de mudanças. De acordo com a especialista em treinamento e desenvolvimento Lucienne Baldez, alguns profissionais têm uma melhor visão das novidades e as enxergam como uma oportunidade dentro da empresa. O segredo é manter a autoestima elevada, a emoção, sempre interagir com todos e saber ouvir e respeitar o limite de cada um.

Para conseguir colocar em prática todas as qualidades citadas acima é preciso de conhecimento, prática e muito treino. Só com o tempo e com o esforço do profissional é que ele vai conseguir passar por mudanças dentro da empresa sem sofrimentos.

No mundo exigente de hoje, pela opinião do headhunter Luiz Pagnez, o profissional que não se adapta às novidades da empresa pode até mesmo comprometer seu emprego. Se ele não conseguir passar pelas mudanças sem sofrimentos, o empregado pode ficar em desvantagem entre os seus colegas e será o foco para a dispensa.




As principais dicas desses especialistas são, em primeiro lugar, aceitar as mudanças. Não adianta ficar reclamando e tentar resistir à mudança. Se ela é necessária para a empresa, a única opção do profissional é aceitá-la e auxiliar a organização nesse processo. Caso contrário o risco de ser demitido é grande.

O próximo passo é controlar as emoções. Nada de stress e de se aborrecer com as novidades. O melhor a se fazer é trabalhar para que o resultado final seja positivo. Manter a ordem nesses momentos também é fundamental. Por fim, aprenda coisas novas. A mudança sempre traz novas experiências e estimula o profissional a estudar mais e aprender mais. Em momentos de mudanças, atualize-se. 

Por Carolina Miranda


 

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