Carreiras promissoras para o futuro

Categoria: Carreira profissional, Dicas, Notícias


De uma maneira geral todo mundo sabe que a população vai envelhecendo e que a tecnologia tem se tornado cada vez mais parte de nossas vidas e que por conta dela muitos empregos serão “inventados” e outros deixarão de ser necessários. Essas mudanças que já são vistas hoje deverão se intensificar ainda mais nos próximos anos. E esse fato irá requerer que qualquer profissional que queira se manter e se destacar no mercado de trabalho saiba se adaptar. Outro fator a ser levado em consideração é de que esse mesmo profissional deve prestar muita atenção no que diz respeito às projeções (e não previsões) para o futuro.

De acordo com diversos especialistas no que diz respeito ao mercado de trabalho, os setores de saúde, tecnologia e serviços são os mais promissores, ou seja, em um futuro que parece não estar muito longe são essas áreas que contratarão mais e pagarão melhor.

Wanderley Codo, coordenador do laboratório de Psicologia do Trabalho da Universidade de Brasília (UnB), ressalta que com o aumento da tecnologia e uso das máquinas para a substituição da força humana a tendência é de que os trabalhadores se desloquem para o setor de serviços. Ainda de acordo com ele a área de prestação de serviços sempre dependerá de uma extensiva mão de obra.




Como foi dito anteriormente a população envelhece e esse deverá ser apenas um dos diversos fatores que deverão ditar os rumos dos setores que mais precisarão de profissionais. Novas doenças, investimentos em novas descobertas e cuidados com as que já existem irão deixar o mercado ainda mais amplo para especialistas que trabalham nos setores de tecnologia voltada para a saúde.

Um exemplo é a Biotecnologia. Uma área de estudo que ainda está se iniciando meio que tímida no Brasil. Entretanto, a perspectiva aponta para que no futuro deverá atrair ainda mais estudantes. De fato as indústrias do ramo estão começando a se estabelecer por agora no país. Mas isso não deve deixar o profissional desanimado. É bom lembrar que a indústria farmacêutica tem aumentado a cada ano a demanda de profissionais especializados nesse setor. Então a dica é sempre ficar antenado nas novidades e se manter atualizado.

Por Denisson Soares


 

Quer se cadastrar grátis no Banco de Talentos do Vaga Emprego? Clique aqui e acesse o formulário.




Deixar um Comentário