Seleção Marinha Mercante 2014 – Formação de Oficial de Máquinas e Oficial de Náutica





A Marinha Mercante lançou edital para o provimento de 395 vagas, das quais 230 são para Admissão às Escolas de Formação de Oficiais do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga), na cidade do Rio de Janeiro, e 165 para o Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), que fica em Belém – PA. Ainda há 10 vagas em cada centro para alunos estrangeiros, que se não forem preenchidas serão destinadas a brasileiros. Entre os requisitos então o ensino médio completo até 12 de janeiro de 2015 e idade entre 17 e 23 anos até o dia 2 de fevereiro de 2015.

Os candidatos aprovados irão participar da formação de Oficial de Máquinas e Oficial de Náutica. Os Oficiais de Máquinas fazem parte do 1º grupo – marítimos. Dessa forma, a seleção não se destina ao provimento de cargo empregatício, função pública, ou cargo como militar de carreira, na Marinha do Brasil, não sendo este um concurso público. Após o término do curso e no estágio, o aluno será formado como 2º Oficial de Máquinas ou de Náutica da Marinha Mercante e certificado de competência, válido como bacharel em Ciências Náuticas (nível superior).  Ao fim do curso, o aprovado é nomeado 2º Tenente da Reserva não-remunerada da Marinha do Brasil.


Os interessados podem se inscrever até o dia 16 de julho pelo site www.ciaga.mar.mil.br. Será cobrada taxa de participação no valor de R$ 50, pagos em qualquer agência bancária até a  data de vencimento.

A seleção será composta de exame de conhecimentos a ser aplicado nos dias 16 e 17 de agosto, às 9h30 em locais informados no site acima descrito; seleção psicofísica que ocorrerá no dia 15 de outubro a 13 de novembro; teste de suficiência física entre os dias 26 de novembro a 12 de dezembro; período de adaptação de 12 de janeiro a 1º de fevereiro de 2015. O início do curso será no dia 2 de fevereiro de 2015.

Por Robson Quirino de Moraes




Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *