Mercado de trabalho para pessoas mais velhas está em alta

Categoria: Empregos, Idosos, Mercado de Trabalho, Notícias


É comum ouvirmos que o mercado de trabalho para profissionais que estão com 50 anos ou mais é praticamente inexistente. Entretanto, a maioria dessas informações não levam em consideração muitos aspectos, o que acaba contribuindo para a desmotivação para quem se encontra nessa faixa etária. Um exemplo de que as coisas não estão tão ruins quanto parece é o fato de que do início do ano até agora cerca de 13 mil vagas de emprego surgiram para candidatos com mais de 50 anos e isso tanto para cidades do interior do estado de São Paulo quanto para a própria capital. As últimas pesquisas sobre o assunto mostram um cenário desagradável, mas também apontam um dado interessante: o mercado está melhorando com a passar do tempo.

Setores que mais oferecem oportunidades:



Para quem tem mais de meio século de vida (e experiência) há diversos setores que destacam puxando a fila dos que mais vagas oferecem. Entre estes estão os de Assistente de Vendas, Atendente, Ajudante de Cozinha e Agente de Segurança. As oportunidades que surgem abrangem os mais variados níveis de escolaridade.

Atualmente, o Brasil conta com cerca de 46 milhões de pessoas que estão acima dos 50 anos. Esses números representam um percentual de 23% de nossa população. De acordo com alguns dados levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, quando olhamos os últimos dez anos, percebemos uma relativa queda de desempregados nessa faixa etária. Uma queda que atinge 62%. Para se fazer uma comparação numérica melhor basta lembrarmos que em 2005, 4,2% desses “cinquentões” estavam fora do mercado. Já a taxa apresentada no primeiro semestre deste ano 1,6%.

No meio de todos esses fatores convém lembrar de que as empresas, mesmo que aos poucos, estão apostando cada vez mais na contratação de pessoal mais velho. Algumas até estão fazendo questão de reservar uma certa fatia de seu quadro de colaboradores para eles. Entre os pontos mais destacados para a contratação desse pessoal estão a experiência de vida, a capacidade e confiabilidade dos mesmos, além do fato de que idade na maior parte das vezes passa uma ideia de confiança e sapiência o que muitas vezes acaba ajudando a fidelizar ou vender algum tipo de produto ou serviço.



Acompanhe as principais notícias sobre o mercado de trabalho em nosso site com atualizações diárias sobre os mais diversos setores.

Por Denisson Soares

 

Quer se cadastrar grátis no Banco de Talentos do Vaga Emprego? Clique aqui e acesse o formulário.




Deixar um Comentário