Seade/Dieese: Desemprego recua em São Paulo

Categoria: 2014, Desemprego, Notícias


Recentemente foi divulgada as informações da Pesquisa de Emprego e Desemprego realizada pela Fundação Seade e também pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Econômicos – Dieese.

De acordo com as informações levantadas, a taxa de desemprego em relação a Região Metropolitana de São Paulo, passou para 11,4% no mês de maio em comparação com os 11,6% do mês de abril. Apesar de a pesquisa ter sido feita no início do ano os dados só foram divulgados nesta semana.



O recuo do nível de ocupação da Região Metropolitana foi de um percentual de 2%. Isso representa menos 17 mil postos de trabalho na região. Já a faixa daqueles que ainda se mantiveram ocupados está na linha estimada de 9,711 milhões de pessoas.

No mês de maio, os números que apontavam o total de desempregados foi previsto em 1,249 milhão de indivíduos, em relação a abril 28 mil a menos.

Quando o ponto analisado foi a faixa setorial, o que o levantamento mostra é de que ocorreu uma redução no nível de ocupação dos trabalhadores ligados ao Comércio e Reparação de Veículos Automotores e Motocicletas.



O percentual é de 3,6% ou seja, 61 mil postos de trabalho a menos. No caso da indústria de transformação também houve redução sendo de – 1,4% o que totaliza uma eliminação de 22 mil postos de trabalho.

Mas como todas as coisas tem seu lado bom e o ruim. Neste, como que para compensar houve contratações em outros setores como é o caso da Construção que chegou a chamar para o trabalho 38 mil pessoas e também do o setor de Serviços com um aumento de 0,3%, 19 mil postos de trabalho agora ocupados.

Na Região Metropolitana de São Paulo o rendimento médio real dos ocupados teve um certo avanço sendo de 0,7% no mês de abril, representando uma cifra de R$ 1.938.

Em comparação ao ano de 2013 a variação apresentada durante o período analisado foi bastante positiva.

Por Denisson Soares

 

Quer se cadastrar grátis no Banco de Talentos do Vaga Emprego? Clique aqui e acesse o formulário.




Deixar um Comentário