Erros nos currículos que eliminam candidatos

Categoria: Candidatos, Currículos, Empresas

  

Todos sabem que o currículo é basicamente o cartão de visitas do profissional que está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho. Afinal, é nele que estarão as primeiras informações (e impressões) que a empresa vai ter do profissional. Por isso, um simples erro nesse pedaço de papel pode causar sérios danos e fazer com que o candidato até perca a vaga de seus sonhos. Em uma pesquisa realizada pela empresa Career Builder foram levantados os principais pontos que fariam os recrutadores automaticamente descartarem aquele possível profissional. Confira:

A maior parte dos recrutadores já começa por odiar algo bastante simples: erros de digitação e ortografia. Na pesquisa mais de 2 mil recrutadores foram entrevistados e 61% deles disseram que de “cara” os currículos que apresentassem erros do tipo já seriam descartados. Outra fatia de 41% diz que não aprova o fato do candidato inserir em seu currículo partes que descrevem a função para a qual está se candidatando.

Os campeões em desclassificações:

Para quem pensa que o assunto não vai mais além está completamente enganado. Dos recrutadores entrevistados, 35% ressaltaram que currículos com endereços de e-mail que sejam “inapropriados” são descartados. Imagine você ir se candidatar para um emprego em uma grande empresa com um e-mail do tipo gatinholoucopegagatas@xxxxx. É importante o profissional estar ciente que além de ser a melhor fonte de informações sobre si mesmo é também o responsável por selecionar aquilo que é mais relevante. Dos entrevistados 22% disseram que descartam currículos com mais de duas páginas, ou seja, nem chegam a ser lidos.




Dentre outros diversos tipos de erros apontados pela pesquisa estão currículos que foram impressos em papel decorado, currículos que contêm fotos. Há até recrutadores que descartam currículos quando o candidato fala mais de suas tarefas do que dos resultados obtidos.

Outra coisa interessante é que os recrutadores pesquisados destacaram que volta e meia caem em suas mãos currículos com informações fora dos padrões. São candidatos que se autodeclaram gênios e têm até aqueles que convidam os próprios recrutadores para irem a seu apartamento.

A pesquisa feita pela Career Builder levou em consideração a opinião de 2.298 recrutados dos Estados Unidos.

Por Denisson Soares


 

Quer se cadastrar grátis no Banco de Talentos do Vaga Emprego? Clique aqui e acesse o formulário.




Deixar um Comentário