Informações indispensáveis no Currículo

Categoria: Currículo, Dicas, Empregos


Está em busca de vaga de emprego? Saiba que seu currículo é o documento mais importante nesse momento. Ele pode ser o primeiro passo para adentrar as portas de uma boa oportunidade ou eliminar qualquer chance antes mesmo que você tenha a chance de participar de uma entrevista com gestor da área.

Acontece que para quem está buscando a primeira oportunidade de emprego, é sempre bem complexo montar seu currículo profissional; momento estes que algumas dúvidas comuns surgem na cabeça dos candidatos: É realmente indispensável que se coloque cargo ou objetivo pretendido no currículo? E se o profissional possui um histórico extenso de trabalho, como ele pode ele pode destacar isso? 

De acordo com Flávia Mentone, coordenadora de Recursos Humanos no CAT (Centro de Apoio ao Trabalhado) de São Paulo: "O mais importante é ser objetivo e sucinto. A pessoa tem que pensar que através desse documento ela será chamada para uma entrevista”, afirmou em entrevista ao G1.com.

Outra dica dada pela profissional é adequar o currículo ao tipo de anúncio, ou a plataforma na qual está concorrendo às vagas. Nos casos de se cadastrar em sites de vagas, por exemplo, o currículo pode tomar ares mais genéricos, uma vez que não é possível saber previamente a empresa que se interessará pelo perfil do profissional. Ao contrário disso, caso o currículo seja enviado para uma empresa específica é importante elaborá-lo especificamente para a vaga em questão. 

Alguns dados são indispensáveis no currículo, independente da situação a qual o mesmo será encaminhado. Veja:




– Dados Pessoais: deve ser as primeiras informações do currículo, onde deverão conter idade, endereço completo, telefones de contato, e-mail.  

– Experiência profissional: para quem já possui experiência no mercado de trabalho, as experiências profissionais devem ser inseridas cronologicamente, seguindo das mais recentes para as mais antigas.

– Cursos complementares: nesse campo informe workshops, cursos extracurriculares  ou de curta duração, sempre mencionando o nome da instituição onde cursou, mês e ano de início e conclusão, bem como a carga horária.

Por Igor Lima


 

Quer se cadastrar grátis no Banco de Talentos do Vaga Emprego? Clique aqui e acesse o formulário.




Deixar um Comentário