Conheça como é organizado o processo seletivo da maioria das grandes empresas

Categoria: Empresas, Notícias, Processo seletivo


É algo muito bom quando se consegue ingressar em uma grande empresa. A questão fundamental é que antes disso inevitavelmente é preciso ser aprovado no processo de seleção da mesma. Encarar um processo seletivo não é uma tarefa nada fácil e não importa se o que o candidato está disputando é uma vaga de estágio, de trainee ou outros postos de trabalho. A dificuldade está lá. É preciso conhecê-la para não se dar mal no final das contas.

Na maioria dos casos quando o candidato chega na sala onde está o recrutador o inevitável frio na barriga chega junto. O nervosismo parece dominar o candidato. Isso é muito ruim. Por isso é que se deve preparar bem antes para lidar com esse desafio, se não com sucesso ao menos de uma maneira que não deixe a autoestima do candidato no chão.

Uma das primeiras atitudes que o interessado em participar da seleção deve fazer é saber como a empresa (para a qual pretende concorrer à vaga) planeja e realiza seu processo de seleção. É lógico que isso não é uma tarefa simples, mas é fundamental. Abaixo resumimos como a maior parte das empresas organiza suas seleções.

O que a empresa primeiramente faz é analisar o tipo de perfil de profissional que está pretendendo contratar naquele momento. É nessa hora que os organizadores da seleção pensam no que os candidatos para as vagas deverão ter.

Concluída essa fase o que a empresa faz é divulgar a oportunidade. Seja por meio de sites especializados no assunto ou no próprio site da mesma. Na sequência o recrutador responsável começa a receber os currículos dos prováveis candidatos e vai analisar esses documentos (cuidado ao fazer o currículo).




Quando os currículos são selecionados algumas empresas preferem iniciar a seleção por meio de testes online. Elas enviam para os candidatos algumas questões para avaliar mesmo que previamente os mesmos. Quem passa nessa fase geralmente tem pela frente as etapas de dinâmicas.

O pior, claro, fica para o final. A etapa mais importante é a entrevista individual. Aqui vale chamar a atenção para um ponto. Muitas vezes quando o cargo é importante o gerente ou o presidente da empresa costumam participar. Cuidado e atenção devem ser redobrados e multiplicados.

Essas são as principais etapas que as empresas costumam usar. Mas lembrando de que variam de uma para outra. Preparar-se antes é a melhor coisa a se fazer.

Por Denisson Soares


 

Quer se cadastrar grátis no Banco de Talentos do Vaga Emprego? Clique aqui e acesse o formulário.




Deixar um Comentário