Matemática é utilizada em todas as profissões

Categoria: Matemática, Notícias, Profissões

  

A bem da verdade a disciplina de matemática não é queridinha de grande parte dos estudantes. Mas o fato de não ser tão do gosto popular não quer dizer que para o mercado de trabalho não seja altamente importante. A disciplina em outras palavras é fundamental para todas as áreas. Para umas, mais do que outras. A exemplo disso estão aquelas profissões que dependem fundamentalmente da matemática. Esse é um dos motivos que as fazem ser tão concorridas. Profissões ligadas à área de Tecnologia da Informação, Finanças e Engenharia são algumas delas.

Os problemas com a matéria já começam nos tempos da escola. Os alunos em sua maioria tendem a evitar. Ás vezes por não se dar bem com ela e outras de tanto ouvir os outros falando (e se dando) mal. Esse pequeno, mas importante fator, faz com que o desempenho escolar de nossos alunos no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes – PISA, seja empurrado para baixo. Na última análise feita, de 65 participantes, apenas 7 obtiveram um desempenho pior do que o apresentado pelo Brasil. Essa avaliação é feita a cada três anos e geralmente com estudantes de 15 anos.

E falando em estudantes, aqueles que optam por fazer um curso relacionado a humanas não se dedicam tanto para aprender matemática. Basicamente o que tem em mente é que não é preciso. Entretanto, a coisa não vai bem por aí. Um exemplo é a área de meio ambiente e de medicina. O profissional provavelmente vai ter que lidar com relatórios, análises de amostras e também fazer estatísticas entre outros pontos. Não é preciso falar que tudo isso envolve matemática.




Fica a orientação básica: tudo tem algo que envolve matemática. É fundamental para quem está ingressando no mercado de trabalho que procure ampliar sua capacidade de raciocínio, de conhecimento de matemática e cálculos. Isso sem se esquecer de se aperfeiçoar continuamente.

Com profissionais em falta quem domina a disciplina pode ter uma “carta na manga” na hora de conseguir uma vaga.

Por Denisson Soares


 

Quer se cadastrar grátis no Banco de Talentos do Vaga Emprego? Clique aqui e acesse o formulário.




Deixar um Comentário