Dicas para quem está no cargo de Chefia





A maioria dos profissionais sonha com o dia em que chegarão em uma posição de destaque dentro da empresa na qual atuam. Porém, quando esse dia chega, inevitavelmente vem com ele alguns “pacotes” que são inerentes ao cargo de chefia. Afinal de contas, agora as atitudes devem ser outras. Será preciso estabelecer metas e garantir que as mesmas sejam cumpridas. Vez ou outra vai ter que haver cobrança, os famosos “puxões de orelha”. Nada de mais, são coisas que fazem parte da gestão. Para quem está começando agora na função e não quer passar vergonha ou deixar a desejar confira algumas dicas separadas por especialistas:

– Seja acessível:


Um bom chefe sempre está acessível à sua equipe. É preciso que se construa uma relação de confiança. Mas vale ressaltar que estreitar o relacionamento com seus subordinados não significa criar laços de amizade. Ser próximo da equipe até ajuda quando chegar a hora das inevitáveis cobranças.

– Conheça sua equipe:

É importante para o chefe saber o perfil profissional dos integrantes de sua equipe. No momento de atribuir as funções, de saber quem fará melhor ou não tal tarefa isso vai fazer a diferença.


– Saiba como passar orientações:

Sendo chefe o primeiro pensamento do dia deve ser “Eu devo ser o exemplo”. E é muito bom que seja um exemplo que possa ser seguido. Para isso, ou melhor, para descobrir maneiras de melhorar esse aspecto fique sempre atento as técnicas de coaching para auxiliá-lo no processo.

– Atualize-se:

Não é porque é chefe que se deve sentar e se acomodar. Pelo contrário, estar sempre “ligado” no que anda acontecendo no setor é fundamental. Como líder lembre-se de que agora você é a referência. Nunca abra mão de se manter informado.

– Inspire as pessoas:

Uma boa ideia para inspirar as pessoas a seguir seu exemplo é partir para a coerência. Muitos chefes não são queridos ou respeitados porque não há uma ligação equilibrada entre o que falam e o que fazem. Não se esqueça de que como responsável por uma equipe também é sua função manter as pessoas inspiradas.

Por Denisson Soares



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *