O que é Marketing Pessoal e como usá-lo a seu favor





Basicamente quando procuramos alguma informação sobre o que é o marketing pessoal ou ainda para que serve o mesmo, encontramos uma variedade de explicações que tratam do assunto mais como uma ferramenta, um conjunto de habilidades técnicas do profissional. Essa visão restringe, e muito, do que realmente trata o marketing pessoal. E pior, passa a impressão de que o profissional nada mais é do que um produto que está sendo disponibilizado no mercado.

O marketing pessoal vai bem mais além, em alguns casos se liga com coisas fora da vida profissional.


Sendo assim pode-se dizer que ele é útil para o profissional que deseja ingressar no mercado de trabalho bem como aquele que está à procura de uma forma de crescer em sua carreira. Por outro lado o marketing pessoal também pode ser usado para que tem outros planos na sua vida. Um exemplo é o caso de quem se aposentou, mas ainda deseja colocar em ação novos projetos.

Abaixo destacamos alguns pontos interessantes a respeito desse assunto, mas que por um motivo ou outro não são muito explorados. Aproveite para conhecê-los melhor.

O Marketing Pessoal é útil para:


– Melhorar a vida social:

De acordo com o IBGE de 2010 (censo) no Brasil, 6.980.378 pessoas vivem sozinhas. Mesmo assim temos que considerar que o ser humano é um ser gregário. Em muitos casos mesmo que inconscientemente ele está em busca do relacionamento social, ampliar seus círculos de amigos e conhecidos. Quem enxerga o marketing pessoal mais como um estilo de vida do que uma ferramenta profissional vai ter uma facilidade maior nesse ponto.

– Gerar oportunidades:

Se o cidadão tem uma vida social mais ampla consequentemente acaba conhecendo mais pessoas e também terá acesso a uma maior quantidade de informação. Hora ou outra esses contatos, essas relações poderão se transformar em possíveis (às vezes grandes) oportunidades para a vida profissional e também para a pessoal.

– Ter um bom patrocínio:

Pode parecer estranho, mas não é. Tem muita gente e isso é cada vez mais perceptível hoje em dia que não está muito a fim de trabalhar dentro de um escritório, ter um chefe. Querem mais independência, mais tranquilidade para desenvolver suas ideias. O marketing pessoal também pode ajudar a pessoa a captar recursos para colocar em prática seus objetivos.

– Melhora o estilo de vida:

Um dos pontos fortes do marketing pessoal é a busca de sempre se melhorar. Aprimorar o que já se sabe, descobrir coisas novas e encarar desafios para desenvolver competências. A mesma coisa pode ser usada na vida pessoal. Ou seja, não fica apenas exclusivo da parte profissional.

Por Denisson Soares



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *