Influência e poder do boca a boca no trabalho

Categoria: Empresas, Funcionários, Notícias, Trabalho


Brasil é país com costumes que giram em torno de valores como a constituição familiar e a coletividade. Esse último nos possibilita a compartilhar diversos assuntos com pessoas próximas. São informações que culturalmente tem o poder fazer ou desfazer qualquer intenção a respeito da imagem de alguém, de algum produto ou lugar. Chamamos isso de poder do 'boca a boca', falando popularmente. 

Com a tecnologia como principal ferramenta, hoje em dia temos o poder de construir a reputação de qualquer coisa com a massificação que as publicidades de TV e internet geram na mídia. Desta forma, propagar um produto ou uma informação que seja, ficou mais fácil do que se imagina e pode atingir patamares antes inatingíveis.  

Com apenas um piscar de olhos uma opinião simples, uma reclamação ou qualquer outro assunto chega aos nossos ouvidos, e nessa brincadeira a mídia pressiona mais ainda as empresas, requerendo preparos necessários para estar dentro de tais posições.




Para que as empresas não entrem nessa competitividade, é necessário que elas conheçam as expectativas dos clientes a cerca de um determinado produto, por exemplo, para que ela possa atingi-los da forma mais satisfatória possível e mais do que antes. Mesmo que a propaganda seja importante,  é necessário colocar também outros fatores em relevância, como dar mais atenção aos seus clientes, saber das experiências anteriores com outros produtos, fazer pesquisas de mercado, entre outros. Com os clientes satisfeitos e com suas necessidades atendidas,  a empresa será capaz de construir um fluxo positivo em volta de seus produtos e negócios.

Já os funcionários, por exemplo, podem atuar na parte de transmissão da imagem positiva da empresa, mas para isso acontecer é preciso que a empresa mostre isso aos seus funcionários por meio de reuniões, comunicação interna, convenções, palestras, entre outros meios além de só ficar promovendo a marca de seus produtos e fazer com que seus funcionários sejam a imagem deles.

Por Daniela Almeida da Silva


 

Quer se cadastrar grátis no Banco de Talentos do Vaga Emprego? Clique aqui e acesse o formulário.




Deixar um Comentário