Dicas de como procurar o 1º emprego





Hoje em dia já é possível ver empresas no mercado que contratam jovens acima de 16 anos para trabalhar como Menor Aprendiz. Muitos deles não sabendo o verdadeiro valor de uma oportunidade, por menor que ela seja, acabam esperando o emprego perfeito. Mas o emprego perfeito, nada mais é do que aquele em que você tem a liberdade de mostrar suas competências como seu melhor currículo.

Anos mais tarde, quando a experiência entrar para o mundo competitivo do mercado de trabalho, é que eles lembrarão das chances que tiveram antes de mostrar todo o seu talento para ser reconhecido.   Antigamente era raro ver jovens de 15 ou 16 anos encontrar um emprego fixo com carteira assinada, hoje é possível graças à nossa constituição, que está reconhecendo cada vez mais a importância da criação de programas de incentivo para jovens aprendizes como uma forma de ingressá-los no mercado de trabalho.


Se mesmo com tanta oportunidade você ainda está confuso e não sabe quando procurar seu primeiro emprego, siga as dicas a seguir:  

– Saiba se já se encontra na idade certa:

De acordo com a lei, você só poderá trabalhar com carteira registrada a partir dos 16 anos de idade, mas se você ainda não completou idade suficiente e tem vontade de trabalhar, procure por programas de incentivo ao trabalho em centros de apoio ao trabalhador ou em instituições equivalentes. Existem pequenas empresas, lojas e lanchonetes que contratam jovens para o trabalho temporário de ajudante em feriados comemorativos, já que nesses períodos a mão de obra sempre aumenta. É uma grande oportunidade para você mostrar sua competência, e se a empresa gostar de você poderá contratá-lo futuramente como efetivo.  


– Tire todos os seus documentos:

Outro item importante é ter todos os seus documentos preparados para a contratação, como o CPF, RG e Carteira de Trabalho. Na falta de algum desses documentos será impossível você conseguir trabalho, mesmo que seja temporário. 

Por Daniela Almeida da Silva



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *