Dicas de como se tornar um profissional sustentável

Categoria: Dicas, Empresas, Profissionais


Estar atento as mudanças do planeta é importante para pensar no futuro do mesmo, e isso deve ser uma tarefa essencial para se tornar uma pessoa sustentável, porém, nem todos têm a mesma consciência. Esta deveria partir de cada um em particular, mas infelizmente não é bem assim. Em um ambiente de trabalho, por exemplo, as coisas devem caminhar igualmente de acordo com a política adotada, pois existem várias empresas com boas práticas de sustentabilidade, visando o bem do planeta desde consumos com menos impactos ambientais a atitudes conservacionistas.

Mesmo trabalhando em uma dessas empresas, se você não fizer sua parte tanto pessoal quanto profissional, nada disso vai funcionar e tão pouco contar na sua carreira. Você pode começar com pequenas atitudes, pois por menor que sejam elas fazem a diferença. Por exemplo, ao precisar anotar alguma coisa, qual a primeira ação que você tem? Pegar uma folha de papel nova ou aquele rascunho usado com algum espaço em branco? Já pensou em quantas árvores foram derrubadas para fazer aquele papel novinho que você tem na impressora? E porque ao invés de anotar em um papel você não começa a salvar informações em seu smartphone? Isso se você não tiver uma alternativa melhor e mais sustentável por perto.

Sabe aquele cafezinho e aquela água que você toma sempre? Você pode trocar o copinho de plástico por uma squeeze ou uma caneca, que você pode trazer de casa e levar com você.

E aquele ar condicionado do escritório, será que é melhor que a brisa natural vinda de fora? Além de ser saudável, consome menos energia e faz bem para a sua saúde.




Você se considera um profissional sustentável? E por falar em energia, quando você está no seu trabalho e sai para almoçar, você desliga o monitor do computador? Mesmo o consumo de energia de computadores sendo pouco, pense em todos os computadores da empresa ligados ao mesmo tempo durante um mês, um ano. Resultado: a proporção pode ser maior do que se imagina.

Não basta fazer tudo isso sozinho, é necessário também conscientizar seus colegas para que pratiquem as mesmas atitudes como parte da rotina deles.

Fazendo isso, você pode se tornar um profissional diferenciado, destacando-se entre os demais, pois na visão de seu chefe você não só será visto como um profissional sustentável, mas que está colaborando com a redução dos custos da empresa.

Por Daniela Almeida da Silva


 

Quer se cadastrar grátis no Banco de Talentos do Vaga Emprego? Clique aqui e acesse o formulário.




Deixar um Comentário