Como as Redes Sociais podem interferir na vida profissional

Categoria: 2014, Dicas, Profissional, Redes Sociais

  

Atualmente, com a disseminação das redes sociais, cada vez mais empregadores estão recorrendo a elas para saber mais acerca dos candidatos à vaga de uma empresa. Com as facilidades que a internet nos proporcionou, ficou muito mais fácil nos relacionar com pessoas que estão bem distantes de nós fisicamente.

É claro que isso deveria ter sido algo completamente bom para os seres humanos, entretanto, existem algumas situações as quais podem complicar ainda mais a vida das pessoas. Essa complicação pode ser finalizar uma relação por causa de boatos nas redes sociais, até a perda do emprego ou a dificuldade em achar um, caso você esteja procurando.

É muito fácil cometer certos deslizes nas páginas de relacionamento ou redes sociais e isso pode dificultar a conquista de uma colocação laboral. Alguns dos erros mais cometidos pelas pessoas são: a postagem de informações discriminatórias quanto à raça, gênero, religião; reclamações sobre a empresa anterior e também sobre ex-colegas de trabalho; fotos inadequadas, assim como publicações provocativas; fotos tiradas enquanto o candidato utilizava drogas ou consumia bebidas alcoolicas; comunicação deficiente, o que mostra que o candidato não possui fluência na escrita do português.

Outros problemas são os apelidos não profissionais; ligações com práticas criminais; publicação de informações de domínio confidencial da sua antiga empresa; mentiras sobre a qualificação profissional; mentiras sobre a ausência numa entrevista. Todos esses tipos de publicações podem prejudicar o emprego das pessoas ou, como foi dito anteriormente, dificultar a recolocação profissional.




Para que qualquer uma dessas situações não aconteça, seja prudente. Policie-se na hora de postar fotos ou publicações nas redes, pense que qualquer passo em falso pode colocar o seu trabalho em jogo e que seu caminho profissional pode vir a ter vários contratempos.

Muitas pessoas acreditam que o fato de pesquisar nas redes sobre os candidatos pode ser burlar sua privacidade, pois bem, neste caso, isso parece não preocupar os empregadores e a tendência é que a procura por informações nesses sites tende a aumentar.

Visto isso, fique atento e seja discreto.

Por Melina Mariel Menezes Pereda


 

Quer se cadastrar grátis no Banco de Talentos do Vaga Emprego? Clique aqui e acesse o formulário.




Deixar um Comentário