Dicas do que falar em uma entrevista de emprego




Se você foi chamado para uma entrevista de emprego e não teve tempo de se preparar, atente-se às dicas a seguir e saiba pelo menos o que você deve falar no momento:

– Fale sobre você: em uma entrevista de emprego o recrutador quer saber mais sobre você, e se não tiver informações o suficiente, vai ficar fazendo um monte de perguntas. Aproveite e fale sobre suas experiências, o que espera do mercado de trabalho, quais são suas expectativas tanto pessoais quanto profissionais, diga o que está disposto ou não a fazer. Mas cuidado para não falar mais do que o entrevistador.


– Fale das últimas empresas que trabalhou: pode ser constrangedor, mas é desafiador. Falar das últimas empresas que você trabalhou com confiança vai mostrar que você tem maturidade e segurança para lidar com conflitos.

– Fale sobre sua formação com entusiasmo: se você ama a sua profissão, deve deixar isso ser notado em você. Fale do que mais gosta de fazer em seu trabalho, o que te dá mais prazer, das experiências enriquecedoras que teve e o que pretende realizar. Isso mostrará que você tem foco e expectativas para novas ideias, e as empresas adoram isso.

– Mostre interesse pela empresa: é fundamental que você demonstre todo o interesse pela empresa a qual deseja ingressar. Quando o entrevistador começar a falar sobre ela, faça perguntas sobre projetos futuros, quais objetivos ela deseja alcançar e fale no que a sua experiência poderá acrescentar. Mas tenha cautela para não parecer que você esteja sendo inconveniente.


– Nunca interrompa o entrevistador: estar ansioso em uma entrevista pode parecer normal, mas não deixe que isso ultrapasse os limites do momento. Às vezes a ansiedade pode nos fazer falar demais e isso pode ser um perigo, principalmente porque é uma ocasião onde o entrevistador espera mais de você. Não interrompa-o e fale somente o necessário e quando lhe for solicitado. Tome cuidado para que seu comportamento não fale mais sobre você do que você mesmo.

Por Daniela Almeida da Silva



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *