Dicas de como não ser um péssimo líder




É muito comum encontrarmos gestores nos dias de hoje os quais não conseguem administrar com êxito suas empresas e ser um bom líder diante de seus subordinados. Desta forma, vamos abordar nesse artigo os principais fatores que levam algumas pessoas a se tornarem péssimos líderes e dicas de como reconhecê-los.

A princípio, é importante destacar que para ser um bom líder é necessário que o profissional desenvolva algumas habilidades, pois, caso contrário, poderá fazer coisas que podem ser de péssimo hábito e fazer com que você se torne um péssimo profissional.


O primeiro deles que merece destaque é o fato de culpar os outros. Um bom líder precisa estar preparado para assumir responsabilidades e, em alguns casos, coisas que não são de sua culpa. Assim, ele não pode ser aquela pessoa que sempre culpa os funcionários pelos problemas da equipe. É importante ser honesto consigo mesmo e com as pessoas que estão ao seu redor.

Em seguida, é de grande valia que um bom líder compreenda que nem sempre ele terá boas ideias e por isso, ele terá de ouvir e aceitar quando um de seus funcionários tiver uma idéia que irá ajudá-lo.

Outro fator preponderante e que merece um pouco de atenção por parte de uma pessoa que deseja ser líder está em identificar o que se está fazendo, pois o conhecimento da área em que irá atuar é essencial. Desta forma, ler livros, assistir palestras e fazer um bom curso na área é fundamental.


Por fim, é importante que essas pessoas se preparem para todos os tipos de situações, ainda que não estejam de acordo com o que foi previsto. Um bom líder é aquele que sabe trabalhar com diversas situações. Aquele que não sabe lidar com isso está fadado ao fracasso.

Isso certamente será um diferencial para os que estiverem qualificados, pois farão com que sejam capazes de aguentar qualquer tipo de pressão no trabalho.

Por Luciana Viturino



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *