Desmotivação no trabalho, como lidar?

Categoria: 2014, Dicas, Profissional

  

Chega um tempo que muitos profissionais começam a ficar desmotivados no trabalho. E, muitas vezes, a desmotivação tem um motivo específico, seja ele baixo salário, mau relacionamento com o chefe e com os colegas de trabalho, falta de perspectiva de crescimento, entre outros, dependendo do funcionário e da empresa em que ele trabalha.

O que muitos profissionais não sabem é que esta desmotivação podem afetar diretamente a carreira e o desempenho profissional deles. De acordo com Daniela do Lago, coach executiva, a melhor forma de resolver a situação é analisar o motivo da insatisfação e dar atenção à ele.

Nunca tente resolver as coisas de maneira impulsiva ou agressiva. Em alguns casos, a pessoa pode tentar mudar de área dentro da mesma empresa que trabalha ou, se for algo mais grave, ela pode tentar procurar uma nova oportunidade no mercado.

Daniela afirma ainda que a maioria dos profissionais têm problemas de assumir que se encontram em uma situação de desmotivação no trabalho e para resolver seus conflitos acabam procurando culpados que, na maioria das vezes, pode ser o próprio chefe.

Um bom chefe pode até motivar a sua equipe para gerar bons resultados, mas quem se responsabiliza inteiramente pela carreira é sempre o profissional. A motivação é algo que tem que vir de dentro pra fora. C




Uma maneira simples de eliminar a desmotivação ou a insatisfação com o trabalho é identificar os valores do funcionário e saber se eles estão alinhados com os valores da empresa. Segundo Daniela, o profissional só consegue alcançar a plena satisfação e realização quando os seus valores e ações estão alinhados com os da empresa.

"Os valores são praticamente nosso principal caminho para tomarmos grandes decisões em nossas vidas, portanto, são importantes para fazer escolhas no dia a dia de cada um" , afirma. Outra dica é fazer um planejamento da carreira, pois isso ajuda a definir suas metas e objetivos de vida e saber o que o sucesso significa para você.

Depois de refletir sobre suas escolhas e possibilidades e decidir que agora é o melhor momento de você buscar uma nova oportunidade, procure algo nas melhores fontes disponíveis no mercado, como agências de emprego renomadas, sites, blogs e jornais especializados no tema.

De acordo com Daniela, você deve definir muito bem a sua área de atuação e pesquisar muito a respeito dela para não se arrepender novamente. Tenha sempre seu networking atualizado, atue apenas em algo que realmente você goste e conheça as exigências do mercado de trabalho para você acertar na sua busca.

Por Daniela Almeida da Silva


 

Quer se cadastrar grátis no Banco de Talentos do Vaga Emprego? Clique aqui e acesse o formulário.




Deixar um Comentário