Triagem inicial feita em entrevistas por telefone





Alguma vez na sua vida você já foi convocado para fazer uma entrevista por telefone? Se ainda não foi, então se prepare, pois a qualquer momento um profissional que está à procura de emprego pode receber ligações de um recrutador.

Na verdade, a entrevista por telefone é um primeiro contato feito apenas para averiguar se o candidato possui um perfil técnico. Por isso, tome cuidado com o que você for dizer, pois qualquer contradição pode minar sua aprovação no processo seletivo.


A entrevista por telefone tem o objetivo de fazer uma triagem inicial para ver se o candidato atende ao perfil da vaga em questão. Primeiramente, será averiguada a formação acadêmica, as experiências, o domínio de algum idioma, pretensões salariais, entre outros aspectos considerados importantes para a empresa.

Quando você receber o primeiro contato do recrutador pelo telefone, certifique-se primeiro se você se encontra em um momento propício para conversar. Caso não esteja em um momento privado, peça para que o recrutador retorne novamente em um momento que seja propício para ambos. Evite prolongar o assunto caso esteja ocupado no momento, em algum local público ou no trânsito, por exemplo, pois pode tirar a sua atenção e interferir a avaliação do recrutador.

Outra dica é você responder todas as perguntas com muita tranquilidade. Seja específico e objetivo. Mesmo que você não tenha o perfil para a vaga atual você pode ter experiências e conhecimentos que podem ser de grande interesse para o recrutador.


Você também pode demonstrar interesse pela vaga fazendo perguntas para o recrutador. Pergunte qual é o salário, benefícios, informações sobre a empresa e as principais metas do cargo. O maior fator de risco das eliminações é a falta de fluência em idiomas, principalmente no inglês, pois algumas perguntas são feitas em inglês e se o profissional não conseguir se comunicar ele é eliminado automaticamente.

Outro fator seria uma pretensão salarial muito elevada. Dependendo da vaga leva-se em consideração também a disponibilidade para mudar de estado, e se for junto com a família corre o risco de ser eliminado também.

Algumas perguntas que podem ser feitas pelo recrutador no contato telefônico: Fale de sua experiência profissional. O que você busca no mercado? Qual a sua pretensão salarial?

Algumas perguntas que podem ser feitas pelo candidato no contato telefônico: Quais os desafios e metas da vaga? Qual é a área de atuação da empresa? Qual é a remuneração e os benefícios oferecidos? (somente no final do contato telefônico).

Por Daniela Almeida da Silva



1 comentário em “Triagem inicial feita em entrevistas por telefone

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *