Dicas para ter um bom domínio do português

Categoria: Dicas, Idiomas, Português

  

Falar bem ou mal, eis a questão. Você acha que se comunica bem na sua língua nativa? Se a resposta for sim, então, parabéns! Agora, se sua resposta for não, saiba que existem muitas pessoas na mesma situação, mas elas não sabem. Ter fluência em outras línguas é muito importante hoje em dia, mas de que adianta ser bilíngue ou trilíngue se você não souber dominar a sua própria língua?

Que a língua portuguesa é considerada uma das mais difíceis do mundo isso todos já sabem, a escrita então, pior ainda. E ainda há as conjugações dos verbos, figuras e vícios de linguagens, concordâncias, etc. Enfim, há um vasto campo de palavras e coisas com significados próprios e um tanto complicados de se entender. O nosso idioma português!

O que muitas pessoas não sabem é que o principal motivo da maioria das reprovações em processos seletivos e provas de concursos são os erros de português. E muitos desses erros acontecem em redações ou até mesmo nas questões de avaliações dissertativas. Infelizmente isso prova que as pessoas não estão se preocupando nenhum pouco com a nossa gramática.

Hoje em dia as pessoas estão mudando totalmente a forma de se comunicar por redes sociais e mensagens de textos, e isso é um problema crucial para a educação da nossa língua. De repente você deixa escapar aquele simples hábito de digitar "vc" nas mensagens de texto nas provas de concursos ou na redação de um processo seletivo. Desatenção total.

São várias desculpas para justificar a situação. Mas querendo ou não, a internet foi o que mais contribuiu para o prejuízo da nossa escrita. Cada vez mais a comunicação por códigos e abreviações acaba se tornando um vício informal entre os jovens.




A única pessoa que pode mudar isso é você mesmo. Tente manter a atenção na sua escrita o tempo todo, principalmente nas mensagens instantâneas, e-mails e redes sociais. Procure se acostumar a escrever corretamente, crie seu próprio vício em pontuações e conjugações de verbos corretamente, pois assim você estará praticando a sua gramática.

Outra dica importantíssima é ler bastante. Quem tem o hábito de ler amplia o vocabulário e a capacidade de escrita, além de se comunicar bem.

Por Daniela Almeida da Silva


 

Quer se cadastrar grátis no Banco de Talentos do Vaga Emprego? Clique aqui e acesse o formulário.




Deixar um Comentário