Dicas do que deve evitar fazer ao se desligar de uma empresa

Categoria: Demissão, Dicas, Empresas, Profissional


Então você recebeu uma proposta tentadora e resolveu trocar de emprego? Lembre se que manter um bom relacionamento pessoal é fundamental para transações futuras. Networking não é apenas uma palavra da moda, é uma forma de se manter no mercado e ser lembrado para boas oportunidades.

Então o que não dizer?

Não aproveite o momento da despedida para falar mal de nenhum colega, tão pouco superior. Não os compare também, até por que vocês podem se reencontrar em outras empresas, pois assim como você, seu colega também pode estar em busca de outras oportunidades. Isso não impede que fale dos superiores, apenas tome cuidado com o que vai dizer.

O mesmo vale para a empresa propriamente dita. Não critique a estabilidade econômica do empreendimento, mesmo que essa seja a razão pela qual está deixando a empresa.

Não faça fofocas, se os boatos se inverterem e você acabar sendo atingido não mais estará lá para se defender. Não subestime seu sucessor, ninguém é insubstituível e o trabalho que você vinha fazendo continuará sendo executado de forma favorável. Se quiser falar de seu próprio trabalho fale enquanto ainda está na empresa a julgue a si próprio não o próximo.




Porém, abster-se de comentários também pode parecer arrogância, basta falar pouco e pensar antes nas palavras.

Levar assuntos triviais e não questões realmente importantes vão passar a impressão de que a empresa só perdeu tempo ao ter esse tipo de funcionário em seu quadro de pessoal. O profissional deve levar questões que realmente atrapalhavam a realização do seu trabalho ou que terão impacto nos resultados futuros da empresa, se for o caso, como uma crítica construtiva.

Não enalteça seu futuro trabalho, pode parecer menospreza daquele que está se desligando. Mesmo que a próxima empresa tenha benefícios e expectativas incríveis, guarde-as para si.

E por fim jamais afirme que não voltaria a trabalhar naquela empresa. O mundo dá voltas e, embora todos tenham opções em suas carreiras, é uma excelente postura manter a discrição de uma empresa que pode ser ex, mas que sempre constará no seu currículo.

Por Vivian Schetini


 

Quer se cadastrar grátis no Banco de Talentos do Vaga Emprego? Clique aqui e acesse o formulário.




Deixar um Comentário