Em busca do primeiro emprego – Dicas de como elaborar o currículo

Categoria: Currículo, Dicas, Empregos


Esta em busca do seu primeiro emprego? Não sabe como preencher as suas habilidades de forma correta para ganhar destaque? Muitos profissionais que estão ingressando no mercado de trabalho e não têm muita experiência costumam ter dúvidas de como elaborar um currículo de forma correta.

Mesmo que ainda não tenha muita vivência no mercado profissional, existem muitas coisas que você pode por para incrementar o seu currículo: cursos de idiomas, participação em eventos, estágios, trabalhos voluntários e até “bicos”. Todas as atividades contam para o currículo e podem fazer a diferença, mesmo que você não tenha muita prática na área.

Porém, existem informações que não precisam ser levadas em consideração, assim não precisam ser colocadas no documento como notas de prova, notas nas matérias, etc. É extremamente importante ficar atento ao tamanho do currículo, para que não sejam acrescentadas informações desnecessárias.

Coloque habilidades genéricas, tais como criatividade e coloque em destaque os conhecimentos técnicos e as habilidades.

Como montar um currículo?




Inicialmente, comece pelos seus dados pessoais: nome, idade, endereço, e-mail, entre outros. Coloque tudo de forma completa. Depois, estabeleça o objetivo, assim nesta parte você pode colocar o cargo que te interessa. Mas, se não souber acrescente a área que deseja trabalhar.

Em seguida, coloque a formação acadêmica (nome da instituição, período, curso, início e término, entre outros). Logo, coloque os cursos e conhecimentos que possui como um idioma, informática. Assim, mesmo que não tenha experiência, mostre que tem outras habilidades.

Por último, acrescente os trabalhos voluntários e outras experiências.  Porém, existem itens que você não deve colocar no currículo como foto, número de documento, título de currículo vitae ou currículo no corpo do texto, pretensão salaria, pretensão salarial, certificado de cursos realizados, entre outros.

Desta forma, mesmo sem experiência é possível montar um currículo que valorize outros pontos importantes e vão te ajudar a conquistar o primeiro emprego.

Boa sorte!


 

Quer se cadastrar grátis no Banco de Talentos do Vaga Emprego? Clique aqui e acesse o formulário.




Deixar um Comentário