Índices de desemprego nos EUA registraram as menores taxas dos últimos 6 anos

Categoria: Desemprego, EUA, Notícias


Após alguns anos de recessão e uma fase crítica no mercado de trabalho, os americanos, enfim, conseguem respirar e fazer planos para o futuro. Os índices de desemprego nos Estados Unidos apresentaram as menores taxas dos últimos seis anos.

A aceleração do mercado foi impulsionada pelas contratações do setor agrícola, que chegaram a 248 mil somente em setembro deste ano e por isso a taxa de desemprego caiu para 5,9%, a menor desde julho de 2008. As informações são do Departamento do Trabalho dos Estados Unidos.

Além disso, nos meses de julho e agosto, quase 70 mil vagas foram criadas além do previsto, e por isso os dados superam as expectativas do mercado de trabalho para este ano.

O que se vê é uma confiança crescente e uniforme, segundo informações do governo, sendo assim é muito mais provável que o setor empresarial contrate mesmo antes que aconteça baixa nos seus estoques, já que haverá consumidores na ativa garantindo a rotatividade do mercado financeiro. As previsões são, de acordo com o economista do Cohn Reznick e ex-funcionário do Departamento do Trabalho dos EUA, Patrick O'Keefe, antes da divulgação do relatório.




O relatório apresentado possui prós e contras. Os lados negativos do relatório são que a queda na taxa de desemprego é devido aos trabalhadores que deixaram a força de trabalho e retornaram, e não novas vagas criadas. A fatia da população empregada ou em busca de uma recolocação no mercado caiu para 62,7%, o menor índice desde 1978.

Embora o cenário seja promissor, as autoridades do Banco Central norte-americano  ainda assim estão atentas. Uma vez que a inflação permanece muito baixa, e isso significa uma ociosidade preocupante, ou seja, os consumidores não estão gastando, estão cautelosos demais, e isso bloqueia a rotatividade do dinheiro, o que pode prejudicar a economia. Mas de modo geral, novos empregos estão sendo criados e bons ventos estão soprando em prol do bom desenvolvimento econômico.

Por Vivian Schetini


 

Quer se cadastrar grátis no Banco de Talentos do Vaga Emprego? Clique aqui e acesse o formulário.




Deixar um Comentário